Região Sul
Operação detém estrangeiros que entraram no Brasil de forma clandestina por Paranaguá
Grupo de oito homens entrou sem autorização em um navio que fez escala no continente africano
Em operação conjunta no início da semana, a Polícia Federal e a Polícia Civil detiveram oito estrangeiros que tentavam entrar de maneira clandestina no Brasil pelo Porto de Paranaguá. De acordo com as autoridades, os oito homens estavam escondidos em um navio cargueiro.
Segundo informações preliminares, os homens, que não apresentaram documentos pessoais, afirmaram que eram naturais de Costa do Marfim . De acordo com a polícia, eles entraram sem autorização a bordo de uma embarcação com escala Porto de Abidjã.
De acordo com as autoridades, os estrangeiros vão permanecer sob responsabilidade da agência marítima representante do armador do navio. Eles deverão aguardar trâmites do processo de repatriação ou de eventual pedido de refúgio.
A atuação conjunta faz parte dos esforços da Operação Albatroz, integrante do programa Guardiões das Fronteiras do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), que visa reprimir a criminalidade transnacional na costa marítima brasileira, com o trabalho integrado de forças policiais e instituições federais de fiscalização e controle.