
Durante o evento na ACS, especialistas discutiram as novas oportunidades de negócios bilaterais e destacam o crescimento das exportações brasileiras para o país asiático. Foto: Divulgação/ACS
Região Sudeste
Evento destaca novas oportunidades comerciais entre Brasil e China
Com o Brasil ampliando sua participação no mercado chinês, especialistas discutem o crescimento das exportações e o futuro das relações bilaterais
O fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e China e as novas oportunidades de negócios foram o foco do evento promovido pela Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCCB), em parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS), na quarta-feira (19). Especialistas do setor discutiram o potencial de crescimento e as perspectivas do comércio bilateral para 2025.
Diante das mudanças no cenário global, incluindo as restrições comerciais impostas pelo governo Trump à China, o Brasil vem conquistando maior espaço no mercado chinês. O café, por exemplo, tornou-se um produto de interesse crescente dos consumidores chineses, tradicionalmente apreciadores de chá, evidenciando a diversificação da pauta exportadora brasileira.
Mariana Bahia, diretora executiva da CCCB, destacou que as projeções para as empresas brasileiras são altamente positivas, incluindo as de médio porte. “Não tem vácuo no mercado. Quando algo acontece, alguém ocupa o espaço. E o Brasil tende a ganhar espaço tanto na China quanto nos Estados Unidos”, afirmou.
Os números reforçam essa tendência. Em 2024, o Brasil exportou mais para a China do que para os Estados Unidos e a União Europeia juntos. O país asiático representa 32% das exportações e 25% das importações brasileiras.

Durante o evento na ACS, especialistas discutiram as novas oportunidades de negócios bilaterais e destacam o crescimento das exportações brasileiras para o país asiático. Foto: Divulgação/ACS
Para Eduardo Lopes, gerente-executivo da ACS, isso demonstra a importância de olhar estrategicamente para as novas oportunidades comerciais. “Não dá para pensar em economia mundial sem a China. É um grande investidor do Brasil e do Porto de Santos. Por isso, precisamos olhar para esse gigante e para as oportunidades de novos negócios que estão surgindo”, ressaltou.
Rogers Pontes, da associada Satel Despachos, enfatizou a necessidade de acompanhar de perto as discussões sobre esse mercado em expansão. “Com o crescimento dos negócios com a China, é essencial estar atento às tendências e oportunidades para melhor posicionamento no comércio internacional”.
Painéis e networking
A programação do evento incluiu painéis voltados para ampliar o entendimento sobre o mercado chinês, como “Panorama & Oportunidades Comerciais: Santos-China”, conduzido por representantes da associada Process Log Comex, e “Oportunidades e Mercado de Pagamentos, Crédito e Financiamento Brasil-China”, com a Vixtra.
Além das palestras, os participantes puderam esclarecer dúvidas na sessão de perguntas e respostas e aproveitar um momento de networking.