A atualização das regras de alfandegamento exige que terminais portuários, aeroportuários, portos secos e recintos alfandegados promovam aprimoramento tecnológico (Crédito: Pixabay)
Região Sudeste
Evento reúne expositores de soluções tecnológicas para regras de alfandegamento
Fornecedores e clientes do setor logístico/portuário são esperadas no encontro, marcado para o próximo dia 27
A partir de normativos decretados pela Receita Federal, que estabelecem novas regras para procedimentos de alfandegamento, o 1º Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico/Portuário colocará frente a frente fornecedores e clientes dessa área. O evento está marcado para o próximo dia 27, das 9h às 17h30, em São Paulo.
A portaria 143 da Receita foi publicada no Diário Oficial da União em 11 de fevereiro de 2022. Ela substituiu a portaria 3518, de 2011, que definia até então as regras e procedimentos para o alfandegamento.
A atualização tem como principal objetivo o aperfeiçoamento dos controles físicos, a verificação das mercadorias, inclusive de forma remota, e o monitoramento, a adequação e a manutenção dos requisitos técnicos e operacionais aplicáveis ao recinto durante todo o período do alfandegamento.
Essas modernizações exigem que terminais portuários, aeroportuários, portos secos e recintos alfandegados promovam aprimoramento tecnológico em seus sistemas e equipamentos, tais como câmeras, scanners, leitores de OCR, storage.
Angelino Caputo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) e presidente do Conselho do Brasil Tech Export, afirmou que vem sendo procurado por fornecedores de materiais e equipamentos, que querem oferecer soluções ao setor sobre esse quesito.
“Do ponto de vista de quem opera e mantém esses serviços, quando se olha para normativos como esses, pensa diretamente que será preciso fazer alguma modernização, o que vai gerar uma demanda muito maior. As entidades querem abrir uma discussão para que haja um ajuste do que existe necessidade e o que seja imprescindível. Não adianta ter os equipamentos sem ter o uso”, declarou.
Com isso em mente, e a própria participação do Brasil Tech Export, foi proposto um encontro entre fornecedores com as empresas logísticas e portuárias. “Os fornecedores querem vender essas soluções e os terminais precisam adquirir”.
Os responsáveis pelas soluções poderiam fazer apresentações em um palco onde diretores e representantes dos terminais acompanham pelo auditório. Na sequência, seriam montados estandes para cada um dos fornecedores presentes, onde eles poderiam se aprofundar ainda mais e levantar discussões e até demonstrações com os terminais que mostrem interesse.
“É a primeira entrega do comitê Tech para a comunidade do Brasil Export”, disse Caputo.
O evento ocorrerá no Espaço de Convenção Villa Blue Tree, localizado na Rua Castro Verde, 266, no bairro Jardim Caravelas, em São Paulo.