domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Marcelo Sampaio foi anunciado como presidente do Conselho Internacional pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, no sábado, dia 31 (crédito: Divulgação)

Brasil Export

Ex-ministro assume presidência do Conselho Internacional do Brasil Export

Atualizado em: 2 de janeiro de 2023 às 15:16
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Marcelo Sampaio deixou o Ministério da Infraestrutura no último sábado.

O ex-ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, assume hoje a presidência do Conselho Internacional do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, maior evento do setor no País. Ele ocupa a função após deixar o cargo no Governo Federal no último final de semana, com o término do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL). No conselho, ele assume o cargo que era do executivo Jorge Lima, que teve de sair ao ser nomeado como secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

A chegada de Marcelo Sampaio no colegiado foi anunciada pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, no último sábado. “É com grande prazer que meu amigo Marcelo Sampaio passa a integrar esse conselho e, a partir de amanhã (domingo), passa a ser o presidente do Conselho Internacional. Tenho certeza que o Marcelo dará continuidade ao trabalho do Jorge e que, mais uma vez, o Brasil Export e todos os seus conselhos irão ganhar com sua contribuição”, afirmou Julião, em mensagem aos conselheiros.

Sampaio agradeceu o convite, destacando ser uma “grande honra fazer parte desse grupo seleto. Contem com toda minha dedicação, empenho e participação. (…) Tenho convicção de que será um grande ano”.

O Conselho Internacional é o colegiado Brasil Export que debate avanços, inovações e desafios dos setores de logística, transportes e comércio exterior envolvendo outros países. Formado por empresários e autoridades desses segmentos, tanto brasileiros como estrangeiros, ele também atua no desenvolvimento de parcerias e contatos com autoridades e organismos internacionais.

Funcionário de carreira do Governo Federal e mais jovem ministro da Infraestrutura na história da pasta, Marcelo Sampaio ingressou no poder público em 2008, como analista de Infraestrutura do então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, tem mestrado em Planejamento de Transportes pela mesma instituição de ensino. 

Nos últimos anos, atuou no Ministério dos Transportes e da Casa Civil. Foi gerente de projetos da Secretaria Nacional de Política de Transportes de junho de 2010 a abril de 2012 e, na sequência, até 2013, Coordenador-Geral de Geoprocessamento. Depois, até 2016, tornou-se diretor de Informações em Transportes e Gestão Estratégica e ainda trabalhou como assessor da Secretaria-executiva do Ministério dos Transportes. Em janeiro de 2017, assumiu como subchefe Adjunto de Gestão Pública da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde permaneceu até dezembro de 2018.

Com o início do Governo Bolsonaro, voltou ao Ministério da Infraestrutura para ser secretário-executivo, tendo Tarcísio Gomes de Freitas como ministro. Quando Tarcísio deixou o cargo para disputar o Governo de São Paulo, em março de 2022, ele assumiu como ministro.

Compartilhe:
TAGS brasil export Conselho Internacional Marcelo Sampaio