O painel do Sustenta Export que tratou das práticas ESG no setor portuário teve a participação de Carlos Cavalcanti, Gilmara Temóteo, Larissa Amorim e Sérgio Aquino (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sustenta Export
Executivos apresentam práticas ESG no setor portuário
Foram citadas algumas iniciativas adotadas por complexos privados e públicos durante painel do Sustenta Export
As diretrizes de ESG (sigla em inglês para se referir a boas práticas nas áreas ambiental, social e de governança) que estão sendo adotadas por portos privados e públicos no Brasil foram apresentadas durante o Sustenta Export, fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de logística, transportes e infraestrutura do país, realizado em Fernando de Noronha (PE) no dia 28 de agosto.
Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), destacou as recentes mudanças na abordagem da instituição. Aquino mencionou a reformulação do Comitê Técnico de Segurança e Meio Ambiente para incluir também questões de saúde no trabalho.
“A partir daí, criamos o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Responsabilidade Social para dar um foco e uma importância real às questões. A Fenop tem um compromisso forte com o tema, e se não fizermos nossa parte, não cumpriremos efetivamente o que é necessário”, explicou Aquino. “Não basta apenas defender teses; é preciso sustentar e apoiar movimentos que fortaleçam essas ações. E, para isso, também é necessário agir internamente”, completou.
Aquino também abordou a necessidade de políticas públicas adequadas e criticou a centralização da administração portuária. “O Brasil está atrasado em algumas conscientizações. Em outros países, portos já têm práticas como a conexão de navios a fontes de energia limpa em terra. Precisamos corrigir o modelo, que está invertido em comparação com o que o mundo adota. O poder público deveria se preocupar mais com políticas coletivas, mas está focado na administração dos portos”, afirmou.
Para Gilmara Temóteo, diretora-executiva da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), um dos principais desafios enfrentados pelo setor é a disparidade entre as ações das autoridades portuárias e a ausência de políticas públicas unificadas.
“É fato que os portos são essenciais nessa discussão de sustentabilidade, pois tratamos do transporte de cargas, logística e de um equipamento que não é conhecido por todo mundo, mas é menos poluente que o transporte rodoviário”, pontuou Temóteo. “Não é interessante que um porto do Nordeste tenha um tipo de ação que não seja compatível com a de outro porto do Sul do país. Portanto, é essencial que as ações sejam integradas”, finalizou.
Preservação
Carlos Cavalcanti, diretor de sustentabilidade do Complexo Industrial e Portuário de Suape, mencionou que a área do porto abrange 17.300 hectares, incluindo 10 mil hectares destinados à preservação ecológica, restauração da Mata Atlântica, manguezais e restingas.
“Esse é um passivo histórico da região, pois o projeto masterplan de Suape não considerou as pessoas que estavam dentro do território. Estamos corrigindo essa invisibilidade social”, disse.
Cavalcanti detalhou os esforços para integrar a população local. “Os pescadores precisam garantir a sucessão geracional de suas atividades. As comunidades quilombolas enfrentam uma situação crítica, especialmente com a expansão do gasoduto na área onde vivem. E os agricultores, que praticam agricultura de subsistência, precisam de suporte adequado para a restauração ambiental”, finalizou.
Larissa Amorim, diretora de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, informou que a pasta vai lançar o Pacto pela Sustentabilidade, um instrumento para definir regras claras, incluindo em contratos de arrendamento, ações de inclusão social, mitigação de emissões de gases de efeito estufa e medidas de adaptação. “Vai estruturar os projetos de forma rigorosa, incluindo atividades e programas específicos para essas ações”.
O Sustenta Export é uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.