Após dois anos sem movimentar contêineres em sua área arrendada, o Porto de Itajaí retomou as operações por meio da JBS, que venceu o leilão de arrendamento transitório (Foto: Divulgação/SPI)
HUB
Executivos da APS fazem visita surpresa ao Porto de Itajaí
Visita surpresa 1
Uma comissão de executivos da Autoridade Portuária de Santos (APS) esteve no Porto de Itajaí (SC) nessa sexta-feira, dia 13. Eles estavam com o secretário nacional de Portos, Alex Ávila. O objetivo foi dar início ao processo de transição da gestão do complexo marítimo catarinense, que será assumida pela APS. Fontes ligadas ao Ministério de Portos e Aeroportos, pasta que controla a APS, informam que a decisão de passar a administração do porto para a Autoridade Portuária de Santos já está tomada, faltando apenas seu anúncio oficial.
Visita surpresa 2
Atualmente, o Porto de Itajaí é administrado pela Prefeitura local. Mas esta delegação terminará no próximo dia 31 e o Governo Federal não irá renová-la. O Ministério tinha, então, duas opções: criar uma empresa federal para cuidar do complexo de Itajaí ou passar essa gestão para a APS, alternativa mais prática e de mais fácil implantação, mas que tem sido duramente criticada por políticos e lideranças catarinenses.
Visita surpresa 3
Na próxima semana, lideranças de Itajaí vão se reunir para tentar adiar essa transição, mesmo sabendo que o próprio Palácio do Planalto já aprovou a medida.
Final de ano 1
De cada dez brasileiros, seis devem gastar mais com viagens neste fim de ano do que em 2023, é o que aponta uma pesquisa divulgada nessa sexta-feira, dia 13, pelo Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados responderam que pretendem gastar mais. As cidades com praias são os destinos mais citados entre quem pretende viajar. O estudo ouviu 1.461 pessoas entre 2 e 4 de dezembro.
Final de ano 2
De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, “os dados demonstram que os brasileiros estão conseguindo investir mais nas viagens de férias este ano. Claro que as classes mais altas têm mais fôlego, mas as classes C e D também querem curtir as festas de fim de ano longe de casa, principalmente o público mais jovem”.
Final de ano 3
Ainda de acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados dizem buscar cidades com praia para o fim de ano, e 18% querem viajar para cidades grandes fora do litoral. Já 16% revelam preferir cidades menores e pouco agitadas para descansar neste período.