domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O vice-governador Darci Piana esteve no local do acidente e visitou um dos hospitais da região para prestar solidariedade às vítimas da explosão que estão sob cuidados médicosFoto: Divulgação/Secom

Região Sul

Explosões em silo de armazenagem de grãos no Paraná causam oito mortes

Atualizado em: 28 de julho de 2023 às 9:04
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Acidente foi registrado na área da C.Vale, cooperativa agroindustrial em Palotina

Explosões em série localizadas em um silo de secagem de grãos, no Oeste do Paraná, causou a morte de oito pessoas, sendo sete haitianos e um brasileiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, o acidente ocorreu em uma área da C.Vale, cooperativa agroindustrial no município de Palotina. Até a noite de quinta-feira um trabalhador estava desaparecido.

Segundo informações dos bombeiros, o registro das explosões começou ainda na tarde de quarta-feira (26). O local do acidente é um grande reservatório, onde lá são armazenados produtos agrícolas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço armazenava mais de 10 mil toneladas de milho.

Os motivos que causaram as explosões ainda não foram identificados. O Ministério do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil do Paraná (PC-PR) anunciaram a abertura de um inquérito para investigar as causas.

Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas no acidente, sendo que nove delas estão em estado grave. De acordo com a cooperativa, dos feridos, dez são funcionários da C.Vale e um é do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), sindicato que presta serviços à empresa. Os feridos foram encaminhados para hospitais e seus estados de saúde, até então, não foram divulgados.

A polícia local divulgou o nome e idade das vítimas fatais, sendo eles: Michelet Louis (41); Jean Michel Joseph (29); Jena Ronald Calix (27); Donald ST Cyr (24); Wicken Celestin (55); Eugênio Metelus (53); Reginaldo Gegrard (30) e Saulo da Rocha Batista (53).

O Corpo de Bombeiros informou que, desde o primeiro chamado de emergência no local das explosões, foi montada uma força-tarefa para o resgate das vítimas no local. Segundo a corporação, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e sete cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.

O Governo do Estado, representado pelo vice-governador Darci Piana, decretou luto oficial de três dias. O vice esteve no local do acidente e visitou um dos hospitais da região para prestar solidariedade às vítimas da explosão que estão sob cuidados médicos.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que está nos Estados Unidos em viagem oficial, lamentou o ocorrido. “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”, disse.

Ainda na noite de quarta, o governo do Paraná enviou, em dois aviões da Casa Militar, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de dois cães.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que auxilia a Prefeitura de Palotina no atendimento às vítimas do acidente.

Em nota, a C.Vale lamentou o caso, disse que está colaborando com as forças de segurança e que está mobilizada para preservar a integridade dos colaboradores atingidos. A empresa reiterou que vai prestar o apoio necessário aos familiares das vítimas.

A cooperativa é considerada a quinta maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a segunda maior do Paraná.

Compartilhe:
TAGS 10 mil toneladas de milho armazenagem de grãos explosões Ministério do Trabalho Paraná Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias