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O Grupo FV, que opera o terminal, já tem contratado até o final do ano o equivalente a 675 mil toneladas Crédito: Toninho Ruiz/Governo de Mato Grosso do Sul

Região Centro-Oeste

Exportação de cargas por Porto Murtinho deve ser recorde este ano

Atualizado em: 20 de março de 2023 às 10:31
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Expectativa é de superar 700 mil toneladas, com destaque para a soja

As exportações de cargas pelo terminal portuário de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, devem bater recorde neste ano, superando as 700 mil toneladas. O resultado deve ser impulsionado principalmente pela soja, além do açúcar e do milho, que também são movimentados pelo porto privado. A estimativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc).

Neste bimestre, o terminal – operado pelo Grupo FV –  movimentou mais de 122 mil toneladas, resultado considerado um marco no transporte da região. A empresa também já tem contratado até o final do ano o equivalente a 675 mil toneladas. Por ano, o porto tem capacidade de movimentar até dois milhões de toneladas de grãos.

O bom desempenho das movimentações de cargas na hidrovia do rio Paraguai se deve a melhoria das condições de navegação, propiciada por um maior volume de chuvas na região, e também pelas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, apontou a pasta.

O terminal foi inaugurado em 2020, apostando na hidrovia como estratégia de escoamento de grãos. O terreno abrange 50 hectares, possuindo o total de 26 ha de área útil, sendo 500 metros de frente para o Rio Paraguai.

A capacidade de fluxo de embarque é de mil toneladas por hora para o transbordo de soja, milho e açúcar, assim como a importação de fertilizantes. O terminal também está apto a movimentar outros produtos, o que pode atrair novos negócios para a região.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância desta retomada da movimentação de cargas. “É um momento positivo para Mato Grosso do Sul, já que o transporte pela hidrovia tem menor custo e permite a redução no tráfego de caminhões pela rodovia”, frisou.

Jaime também acredita que o transporte hidroviário em Mato Grosso do Sul tem se destacado devido ao Programa de Estímulo à Exportação ou à Importação pelos Portos do Rio Paraguai (Proexprp).

Pelo Proex, até dezembro de 2032, serão concedidos incentivos tributários às empresas que construírem e utilizarem terminais de embarque e desembarque de mercadorias utilizando portos em Corumbá, Porto Murtinho e Ladário.

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