Em dezembro de 2022, as vendas externas de arroz totalizaram 291,5 mil t, com receita de US$ 89,6 milhões (crédito: Divulgação/Abracomex)
Nacional
Exportações de arroz dobram em 2022, diz Abiarroz
Volumes superaram 2,1 milhões de toneladas, ante 1,14 milhão registrado em 2021
O Brasil exportou 2,11 milhões de toneladas de arroz em 2022, com receita de US$ 657,4 milhões, volume que é quase o dobro do total alcançado em 2021, quando os embarques atingiram 1,14 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 359 milhões. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Na avaliação da associação, o bom desempenho é resultado do retorno à normalidade no comércio global, com a superação de entraves criados pela pandemia de Covid-19, e das ações promocionais realizadas pelo setor em mercados estratégicos, por meio do projeto Brazilian Rice, iniciativa desenvolvida há mais de uma década em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Em dezembro de 2022, as vendas externas de arroz totalizaram 291,5 mil t, com receita de US$ 89,6 milhões. Em igual mês de 2021, as exportações alcançaram 161,7 mil t, correspondendo a US$ 42,7 milhões.
Em relação às exportações de arroz beneficiado, de maior valor agregado, também foi registrado crescimento no ano passado, chegando a 588,2 mil t, o equivalente a US$ 190,6 milhões. Em comparação a 2021, os embarques do cereal beneficiado cresceram 34% em quantidade e 14% em valor.
Os 10 principais importadores de arroz beneficiado brasileiro em 2022 foram Senegal, Cuba, Peru, Gâmbia, Venezuela, EUA, Holanda, Espanha, Portugal e Argélia.
A participação de Portugal e Espanha também teve destaque no ranking de importadores, com aumento de 39.293 t e 38.188 t, respectivamente.
Nove novos mercados receberam o arroz beneficiado brasileiro em 2022: Honduras, El Salvador, Líbia, Quênia, Lituânia, Guadalupe, Omã, Benin e Gabão.
Retrospectiva de 2022
No ano passado, o projeto Brazilian Rice realizou diversas ações no Canadá, no México, na Turquia e no Peru para promoção do arroz beneficiado brasileiro.
O Brazilian Rice também participou de reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), no Egito, para favorecer a imagem do produto no exterior.
“A expectativa é de que as ações proporcionaram US$ 1,2 milhão em negócios imediatos e US$ 8,2 milhões em 12 meses”, diz a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos, acrescentando que outro foco do projeto em 2022 foi a capacitação de novas empresas exportadoras.