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Cerca de 78% de todo volume embarcado nos terminais do Arco Norte foram movimentados pelos portos de Barcarena (PA) e Itaqui (MA)Crédito: Divulgação/CNA

Região Norte

Exportações de milho pelo Arco Norte superam Porto de Santos no 1º trimestre

Atualizado em: 4 de maio de 2023 às 9:59
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Terminais do Norte-Nordeste ultrapassaram em volume, pela primeira vez, os embarques do cereal pelo complexo paulista 

O Brasil vendeu mais de 9 milhões de toneladas de milho ao mercado externo no primeiro trimestre deste ano, sendo os portos do Arco Norte responsáveis pelo embarque de 3,56 milhões de toneladas, o que representa 36,4% da movimentação nacional no período.

Com isso, o volume exportado pelos terminais localizados nos estados do Pará, Maranhão e Amazonas ultrapassaram pela primeira vez os embarques de milho realizados via Porto de Santos (SP), que foi responsável por 24,9% das movimentações nos três primeiros meses do ano. Os dados estão no Boletim Logístico de Abril, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os portos de Barcarena (PA) e Itaqui (MA) se destacaram nas operações e, juntos, exportaram aproximadamente 2,76 milhões de toneladas do cereal, cerca de 78% de todo volume embarcado nos terminais do Arco Norte, de acordo com a Conab.

Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab, explica que a maior participação da região Norte é consequência do custo de frete mais barato em relação às rotas para os portos das regiões Sul e Sudeste.

Outro fator, segundo ele, são os crescentes investimentos que estão sendo realizados nos portos do Arco Norte, visando infraestrutura para o embarque de grãos e a internalização de fertilizantes, “o que promove, para muitas cargas direcionadas ao Arco Norte, o frete de retorno”, diz.

E a participação nacional do Arco Norte em relação às exportações de dois grãos principais – milho e soja – tem sido crescente nos últimos anos, saindo de 16,6% em 2009, para 37,1% em 2022, apontou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Tanto que, no ano passado, os portos do Arco Norte superaram pela primeira vez o Porto de Santos ao exportarem 52,3 milhões de toneladas de soja e milho, enquanto Santos embarcou 46,8 milhões de toneladas.

Um dos motivos apontados para um 2022 histórico para a região é o cultivo de grãos que vêm crescendo no norte de Mato Grosso e na região de Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Soja

Já para a soja, o Porto de Santos se manteve na liderança das exportações no primeiro trimestre deste ano, embarcando 8,26 milhões de toneladas, o que representa 43,2% do total movimentado, segundo o boletim, que apontou ainda um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Porém, a participação do Arco Norte nos embarques de soja também cresceu, saindo 35,6% para 37,6% no período.

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