Em julho, o volume de cargas em São Francisco do Sul chegou a 1,4 milhão de toneladas, um crescimento de 35% com relação ao mesmo mês de 2022, que angiu 1 milhã
Região Sul
Exportações no Porto de São Francisco do Sul aumentam 60% em 2023
De janeiro a julho, porto catarinense movimentou 9 milhões de toneladas, um novo recorde
O Porto de São Francisco do Sul (SC) registrou 5,4 milhões de toneladas nas exportações nos primeiros sete meses do ano. O número representa um aumento de 60% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o complexo enviou para o exterior 3,4 milhões de toneladas. Segundo a Autoridade Portuária, o porto catarinense atingiu um recorde histórico ao movimentar 9 milhões de toneladas de janeiro a julho de 2023, aumento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram alcançadas 7,2 milhões.
Segundo a SCPAR São Francisco do Sul, os grãos foram os principais responsáveis pelo crescimento das exportações deste ano, com um volume de carga de 4,9 milhões de toneladas. A soja teve 3,8 milhões e o milho, 1,1 milhão.
Já os produtos siderúrgicos lideram entre as mercadorias importadas com 1,9 milhão de toneladas, seguido pelos fertilizantes, com 1,2 milhão.
“É sem dúvida um grande marco para SFS. Sabemos o quanto estes sucessivos recordes de movimentação impactam na economia da cidade. Isto é fruto de um bom planejamento e trabalho aliado aos bons resultados do agronegócio brasileiro”, disse o secretário Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, os números alcançados demonstram a força do agronegócio de Santa Catarina e também do Brasil.
“O Porto de São Francisco está dotado das condições logísticas ideais para contribuir para o escoamento dos produtos, gerando receita para todos os atores envolvidos, desde agricultores e caminhoneiros que fazem o transporte, até toda a mão de obra envolvida para a exportação dos produtos”, comentou.
Com resultados expressivos alcançados na exportação, as importações pelo porto catarinense, por sua vez, atingiram a marca de 3,6 milhões de toneladas. Para efeito de comparação, no mesmo período em 2022, os números foram de cerca de 3,9 milhões.
Bons números em julho
Em julho, o volume de cargas chegou a 1,4 milhão de toneladas, um crescimento de 35% com relação ao mesmo mês de 2022, que atingiu 1 milhão. Em 2023, as exportações totalizaram 926 mil toneladas, representando 66% do total em julho. A soja foi o principal produto vendido para o exterior, chegando a 730 mil toneladas, seguido pelo milho, com 168 mil toneladas, e o óleo de soja, com 25 mil litros.
Já as importações somaram 488 mil toneladas, (34% da movimentação) impulsionadas pelas cargas de material siderúrgico, como bobinas e barras de aço (300 mil toneladas) e fertilizantes (187 mil toneladas).