sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Avião que partiu de Cascável, no Paraná, caiu em condomínio de Vinhedo, em São Paulo. Foto: reprodução

Região Sudeste

FAB diz que aeronave não respondeu à chamada de Controle em São Paulo

9 de agosto de 2024 às 18:00
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Avião saiu de Cascável (PR) com destino a Guarulhos, em São Paulo, mas caiu em Vinhedo (SP)

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que a aeronave que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9) não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, em relação a ocorrência registrada em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9), a aeronave de matrícula PS-VPB, da companhia VoePass, com 62 pessoas a bordo saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP). O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22”, diz a nota.

A FAB diz, ainda, que o Salvaero foi acionado às 13h25 e encontrou a aeronave caída dentro de um condomínio. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

O acidente

Um avião com 62 pessoas a bordo caiu no município de Vinhedo, em São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). O avião tinha 58 passageiros e quatro tripulantes. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, modelo ATR-72, o voo saiu de Cascável, no Paraná, e tinha como destino Guarulhos, em São Paulo.

A queda da aeronave está sob investigação do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que cumpria agenda em Vitória (ES), está retornando de viagem, conforme sua assessoria de imprensa, para acompanhar o trabalho das equipes de resgate no acidente.

Compartilhe:
TAGS Acidente Aéreo Aeronave Queda de avião em Vinhedo Vinhedo