Sem categoria
Federalização de Itajaí vai garantir ampliação, diz minisitro
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, considerou que o retorno da gestão do Porto de Itajaí (SC) à União vai garantir à ampliação das atividades no complexo, o que deve elevar a economia do estado e a melhoria da logística local. “Estamos realizando um trabalho conjunto com a sociedade e todo setor portuário, com objetivo de resgatar o que mais importa para gente: o desenvolvimento da cidade, a melhora na qualidade de vida dos moradores, a geração de novos postos de trabalhos, o aumento da renda e a continuidade das operações portuárias”, explicou.
O Porto de Itajaí voltou a ser administrado pelo Governo Federal no último dia 30, após um processo de transição de duas semanas. A partir de agora, o complexo, que já foi um dos principais portos do Brasil, reconhecido por ser o maior exportador de grãos do país, será conduzido pela Autoridade Portuária de Santos (APS), subordinada ao Ministério. “Com a APS, vamos avançar no fortalecimento de Itajaí, para que o porto possa voltar a operar o que se viu em um passado recente, quando alcançou a segunda posição em movimentação de contêineres”, acrescentou.
Segundo Costa Filho, mesmo sendo administrado pela Autoridade Portuária de Santos, responsável pela gestão do maior complexo portuário da América Latina, todos os valores destinados de tarifas e taxas relacionadas à movimentação do porto catarinense serão alocados em Itajaí.