sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Para a elaboração do livro, o autor Sérgio Williams conta que optou por uma narrativa cronológica, estruturando os capítulos de acordo com a evolução da Fenamar, ano a ano (Foto: Divulgação)

Especial Fenamar

Fenamar comemora 35 anos registrando sua trajetória em livro

11 de setembro de 2024 às 7:36
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Historiador dá detalhes do processo de elaboração de Fenamar – Desafios e Conquistas do Agenciamento Marítimo Brasileiro

A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) realiza nesta quarta-feira, dia 11, no Clube Naval, em Brasília (DF), um evento em comemoração aos 35 anos de fundação da entidade. Na ocasião será lançado oficialmente o livro Fenamar – Desafios e Conquistas do Agenciamento Marítimo Brasileiro. A obra, escrita pelo historiador Sérgio Williams, se consolida como uma referência para quem deseja conhecer a trajetória dessa entidade essencial para o setor marítimo.

Williams conta que o livro é fruto de meses de pesquisa e dedicação. Em novembro do ano passado, ele foi convidado pela diretoria da Fenamar para elaborar uma obra bibliográfica que narrasse a história da entidade desde sua fundação, em 1989.

“Como em todos os projetos que realizo para instituições desse tipo, comecei com uma pesquisa minuciosa, analisando atas das reuniões da entidade, do conselho de representantes dos sindicatos, informativos publicados e matérias em jornais e revistas”, lembra.

O historiador revela que, para escrever o livro, foram transcritas mais de mil páginas de atas de reuniões para entender profundamente a sistemática do trabalho desenvolvido pela Fenamar, sua luta em prol da categoria dos agentes marítimos e sua evolução ao longo das décadas. “Nos primeiros quatro meses, dediquei-me exclusivamente a reunir e organizar as informações presentes nas atas, categorizando-as por tipo de assunto para, em seguida, construir uma narrativa coerente sobre a trajetória da instituição”, explica Williams.

Segundo ele, havia dois caminhos possíveis para estruturar o livro. O primeiro seria abordar a história de forma temática, com capítulos específicos para cada área de atuação da Fenamar, como a luta pelo reconhecimento da profissão, o trabalho com as autoridades portuárias, a busca por assentos nos conselhos de autoridades, questões relacionadas à dragagem e praticagem, a atuação internacional junto a Fonasba (Federação Internacional de Agentes Marítimos, na sigla em inglês), Cianam (Câmara Interamericana de Associações Nacionais de. Agências Marítimas), entre outras, além das diversas gestões.

“No entanto, optamos por uma narrativa cronológica, estruturando os capítulos de acordo com a evolução da Fenamar, ano a ano, desde 1989”, disse.

Primórdios

Naquele 7 de setembro de 1989, a Fenamar surgia com prerrogativas claras, incluindo a proteção dos direitos da categoria perante as autoridades e a capacidade de celebrar convenções coletivas, evidenciando seu papel na defesa e representatividade das agências de navegação.

Os sindicatos filiados, ao aderirem, assumiam direitos claros, tendo garantida sua participação ativa e a votação nas reuniões do Conselho de Representantes, além de deveres, como contribuições mensais e a promoção da federação. O primeiro estatuto, cuja minuta foi apresentada na reunião do Recife (PE), estabelecia critérios rigorosos para a afiliação e funcionamento, enfatizando a gratuidade dos cargos eletivos e proibindo qualquer vínculo com organizações político-partidárias sem autorização presidencial.

“Após concluir a etapa de coleta e organização das informações, passamos à fase visual, onde reunimos fotografias que ilustram a atuação da Fenamar ao longo dos anos, incluindo reuniões, encontros nacionais e internacionais, homenagens e eventos como o Encontro Jurídico e parcerias estratégicas. Essa fase levou aproximadamente um mês e meio”, recorda Williams.

Com o primeiro rascunho do livro pronto, iniciou-se a etapa de revisão ortográfica e conceitual, com a colaboração do diretor-executivo, André Zanin, e outros membros da entidade.

Compartilhe:
TAGS 35 anos aniversário FENAMAR livro