Para Sérgio Aquino, é importante que os atores do setor colaborem para garantir avanços e a competitividade do país e estar em sintonia com as melhores práticas portuárias mundiais (Foto: Arquivo)
Nacional
Fenop celebra 30 anos com eventos voltados para o setor portuário
Federação Nacional das Operações Portuárias realiza nesta semana a edição 2024 do Enaport e do Conogmo
Brasília será nesta semana o palco do IX Encontro Nacional das Operações Portuárias (Enaport) e do XII Congresso Nacional de Gestão e Modernização Portuária (Conogmo). Os eventos, que reúnem especialistas, autoridades e representantes do setor, abordarão as principais diretrizes e desafios para o desenvolvimento da infraestrutura nos portos nacionais.
A iniciativa faz parte da celebração dos 30 anos da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop). O presidente da federação, Sérgio Aquino, reafirmou a importância da colaboração de todos os atores do setor para garantir avanços e a competitividade do país, além de tentar corrigir as discrepâncias em comparação com as melhores práticas portuárias mundiais.
“Precisamos avançar nesse novo momento avaliando os problemas e os equívocos do passado, dando atenção especial aos exemplos internacionais e nacionais que apontam para os caminhos que devem ser evitados e para as soluções que precisam ser aplicadas”, declarou Aquino.
Nesta quarta-feira, dia 3, o Enaport debaterá temas como responsabilidade securitária nas operações portuárias, alinhamento com as diretrizes do Governo, fortalecimento do setor empresarial, automação nas instalações do modal de transporte, além dos impactos da reforma tributária nos serviços dos portos brasileiros.
Entre os palestrantes e debatedores, ressaltam-se figuras importantes como o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Breno Medeiros e Guilherme Caputo; o presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia; e o presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
Já no dia 4, o XII Conogmo vai discutir o protagonismo do Supremo Tribunal Federal (STF) no sistema de justiça, os desafios para o trabalho portuário e o futuro dos Órgãos Gestores de Mão de Obra (Ogmo), as atuações do poder público e entidades privadas voltadas ao trabalho no setor, e iniciativas de responsabilidade social nos portos.
Destaca-se a participação no evento do diretor executivo do Ogmo Santos, Evandro Pause; o membro da Coordenadoria Nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), Gustavo Teixeira; o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Sérgio Giannetto; e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Morgana de Almeida Richa e Hugo Scheuermann.