A proposta da SPA para a gestão da Fips é reunir todas as operadoras ferroviárias que acessam o complexo marítimo (Rumo, VLI e MRS) para essa função (crédito: Divulgação/SPA)
Brasil Export
Ferrovia Interna do Porto é um dos temas do Santos Export
Modelo de desestatização da malha férrea foi aprovado pelo TCU recentemente e assunto será debatido com presidente da SPA
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, no dia 6 do mês passado, o modelo de desestatização da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Com o aval, a Santos Port Authority (SPA), autoridade portuária que administra o complexo portuário, se prepara para lançar o chamamento público para que interessados se habilitem a constituir a Fips. O importante empreendimento vai expandir a capacidade da ferrovia dentro do Porto, já próxima da saturação.
As vantagens dessa esperada ampliação logística serão debatidas durante o Santos Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, promovido pelo Brasil Export nestas quarta e quinta-feiras, no Sofitel Guarujá Jequitimar, em Guarujá (SP). Os debates do fórum serão transmitidos ao vivo pelo portal BE News.
Um dos painéis, inclusive, marcado para quinta-feira, às 14h, vai tratar especificamente dos acessos ao porto e as perspectivas do crescimento da movimentação ferroviária, com participação do presidente da SPA, Fernando Biral.
Os investimentos estimados para a Fips, na ordem de R$ 920 milhões, serão feitos nos primeiros cinco anos, com previsão da realização de uma série de obras, como a remodelação do pátio ferroviário de Conceiçãozinha, em Guarujá, o acesso ferroviário da Ilha Barnabé e o Pátio do Macuco (cluster de celulose), em Santos. Outra importante modificação no trajeto atual é a separação dos cruzamentos rodoferroviários, que garantirão a fluidez do trânsito por trens, ampliando a eficiência da operação.
Também será construída uma “pera” ferroviária na região de Outeirinhos. O “carrossel” de trilhos será o primeiro da margem direita do Porto de Santos e permitirá que os trens que transportam os grãos para os terminais de exportação retornem para capturar granéis sólidos de descarga no cluster de fertilizantes.
Hoje a operação de frete de retorno é lenta porque, sem a pera, os trens têm de fazer manobras que demoram horas e drenam eficiência do sistema, tornando-o anticompetitivo.
GESTÃO
A proposta da SPA para a gestão da Fips é reunir todas as operadoras ferroviárias que acessam o complexo marítimo (Rumo, VLI e MRS) para essa função. Elas devem formar uma associação sem fins lucrativos para dividir os custos e investimentos para gestão, manutenção e expansão da ferrovia.
Hoje, a capacidade ferroviária anual no complexo portuário está limitada a 50 milhões de toneladas, mas as projeções indicam que o crescimento para este tipo de operação entre cinco e 10 anos pode chegar a 115 milhões de toneladas.
PRESENÇAS
Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, e Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), são algumas das autoridades que estarão presentes no evento. Os dois vão participar do primeiro painel de quinta-feira, marcado para às 9h30.
O assunto será a desestatização do Porto de Santos, com subtemas que explicarão a evolução do processo de desestatização junto ao Governo Federal; as regras do novo modelo de gestão e a reação do mercado ao processo de desestatização.
QUADRO PROGRAMAÇÃO
Programação do Santos Export 2022
Dias 03 e 04 de agosto, Guarujá (SP)
(Evento presencial exclusivo a conselheiros, autoridades e patrocinadores)
Dia 03 | Quarta-feira (período da manhã de atividade presencial exclusiva para os patrocinadores inscritos junto à produção do evento)
9h00 – Saída do Hotel Sofitel Jequitimar para o Iate Clube de Santos
10h00 – Embarque no Iate Clube para visita marítima ao Porto de Santos (lancha Fabiana)
12h30 às 14h30 – Almoço no Iate Clube
15h – Chegada ao hotel
17h30 – Início da transmissão online
18h00 – Cerimônia de Premiação do Porto Hack Santos
18h30 – Solenidade de Abertura
20h – Jantar no Cafe de La Musique em homenagem à Sammarco Advogados Associados, com oferecimento de vinhos pela Odjfell Terminals
Dia 04 | Quinta-feira
9h30 – Painel 1: Desestatização do Porto de Santos
– Evolução do processo de desestatização junto ao Governo Federal
– Regras do novo modelo de gestão
– Reação do mercado ao processo de desestatização
Palestrantes:
– Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários
– Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Debatedores convidados:
– Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil
– Fabio Siccherino, diretor-presidente da DPW Santos
– Regis Prunzel, presidente do Sopesp
Moderador:
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
11h00 – Coffee break
11h30 – Painel 2: As necessidades e a visão dos representantes da carga para o Porto de Santos
– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios
– Demandas de infraestrutura no Porto e em seu entorno
– A atuação dos órgãos anuentes
Debatedores convidados:
– Patricia Dutra Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano
– Vitor Vinuesa, diretor de Logística da ADM na América do Sul
– Adolpho Bastos, vice-presidente de Logística da Scania na América Latina
– Edson Souki, gerente-geral da Odjfell Terminals/Granel Química
Moderador:
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
12h45 – Almoço no Sofitel Jequitimar oferecido pelo Porto de Santos
14h – Painel 3: Os acessos ao Porto de Santos e seus impactos para o crescimento dos próximos anos
– Os desafios dos acessos rodoviários
– As perspectivas do crescimento da movimentação ferroviária
– Os planos de expansão para o modal hidroviário e o aprofundamento do canal de navegação
Palestrante:
– Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority
Debatedores convidados:
– Guilherme Penin, vice-presidente da Rumo Logística
– Rui Klein, diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias
– Bruno Tavares, presidente da Praticagem de São Paulo
– Silvana Alcântara, diretora de Regulatório e Institucional da VLI
– André Neiva, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)
Moderador:
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
15h30 – Coffee-break
16h – Painel 4: O futuro do Porto de Santos
– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios
– Crescimento sustentável e pacto porto-cidade
– Ações da iniciativa privada para o crescimento das operações
Apresentação:
Diretoria da Santos Port Authority
Debatedores convidados:
– Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)
– Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)
– Associação Comercial de Santos (ACS)
– Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)
– Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave)
– Conapra – Praticagem do Brasil
– Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)
– Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop)
– Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)
– Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)
Moderadores:
Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
18h – Leitura da Carta do Santos Export 2022 e cerimônia de encerramento