domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A proposta da SPA para a gestão da Fips é reunir todas as operadoras ferroviárias que acessam o complexo marítimo (Rumo, VLI e MRS) para essa função (crédito: Divulgação/SPA)

Brasil Export

Ferrovia Interna do Porto é um dos temas do Santos Export

2 de agosto de 2022 às 10:45
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Modelo de desestatização da malha férrea foi aprovado pelo TCU recentemente e assunto será debatido com presidente da SPA

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, no dia 6 do mês passado, o modelo de desestatização da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Com o aval, a Santos Port Authority (SPA), autoridade portuária que administra o complexo portuário, se prepara para lançar o chamamento público para que interessados se habilitem a constituir a Fips. O importante empreendimento vai expandir a capacidade da ferrovia dentro do Porto, já próxima da saturação.

As vantagens dessa esperada ampliação logística serão debatidas durante o Santos Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, promovido pelo Brasil Export nestas quarta e quinta-feiras, no Sofitel Guarujá Jequitimar, em Guarujá (SP). Os debates do fórum serão transmitidos ao vivo pelo portal BE News.

Um dos painéis, inclusive, marcado para quinta-feira, às 14h, vai tratar especificamente dos acessos ao porto e as perspectivas do crescimento da movimentação ferroviária, com participação do presidente da SPA, Fernando Biral. 

Os investimentos estimados para a Fips, na ordem de R$ 920 milhões, serão feitos nos primeiros cinco anos, com previsão da realização de uma série de obras, como a remodelação do pátio ferroviário de Conceiçãozinha, em Guarujá, o acesso ferroviário da Ilha Barnabé e o Pátio do Macuco (cluster de celulose), em Santos. Outra importante modificação no trajeto atual é a separação dos cruzamentos rodoferroviários, que garantirão a fluidez do trânsito por trens, ampliando a eficiência da operação. 

Também será construída uma “pera” ferroviária na região de Outeirinhos. O “carrossel” de trilhos será o primeiro da margem direita do Porto de Santos e permitirá que os trens que transportam os grãos para os terminais de exportação retornem para capturar granéis sólidos de descarga no cluster de fertilizantes. 

Hoje a operação de frete de retorno é lenta porque, sem a pera, os trens têm de fazer manobras que demoram horas e drenam eficiência do sistema, tornando-o anticompetitivo.

GESTÃO

A proposta da SPA para a gestão da Fips é reunir todas as operadoras ferroviárias que acessam o complexo marítimo (Rumo, VLI e MRS) para essa função. Elas devem formar uma associação sem fins lucrativos para dividir os custos e investimentos para gestão, manutenção e expansão da ferrovia. 

Hoje, a capacidade ferroviária anual no complexo portuário está limitada a 50 milhões de toneladas, mas as projeções indicam que o crescimento para este tipo de operação entre cinco e 10 anos pode chegar a 115 milhões de toneladas. 

PRESENÇAS

Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, e Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), são algumas das autoridades que estarão presentes no evento. Os dois vão participar do primeiro painel de quinta-feira, marcado para às 9h30. 

O assunto será a desestatização do Porto de Santos, com subtemas que explicarão a evolução do processo de desestatização junto ao Governo Federal; as regras do novo modelo de gestão e a reação do mercado ao processo de desestatização.

 

QUADRO PROGRAMAÇÃO

Programação do Santos Export 2022

Dias 03 e 04 de agosto, Guarujá (SP)

(Evento presencial exclusivo a conselheiros, autoridades e patrocinadores)

 

Dia 03 | Quarta-feira (período da manhã de atividade presencial exclusiva para os patrocinadores inscritos junto à produção do evento)

9h00 – Saída do Hotel Sofitel Jequitimar para o Iate Clube de Santos

10h00 – Embarque no Iate Clube para visita marítima ao Porto de Santos (lancha Fabiana)

12h30 às 14h30 – Almoço no Iate Clube

15h – Chegada ao hotel

17h30 – Início da transmissão online

18h00 – Cerimônia de Premiação do Porto Hack Santos

18h30 – Solenidade de Abertura

20h – Jantar no Cafe de La Musique em homenagem à Sammarco Advogados Associados, com oferecimento de vinhos pela Odjfell Terminals

 

Dia 04 | Quinta-feira

9h30 – Painel 1: Desestatização do Porto de Santos

– Evolução do processo de desestatização junto ao Governo Federal 

– Regras do novo modelo de gestão

– Reação do mercado ao processo de desestatização

Palestrantes: 

– Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários

– Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Debatedores convidados: 

– Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil

– Fabio Siccherino, diretor-presidente da DPW Santos

– Regis Prunzel, presidente do Sopesp

Moderador: 

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

11h00 – Coffee break

11h30 – Painel 2: As necessidades e a visão dos representantes da carga para o Porto de Santos

– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios

– Demandas de infraestrutura no Porto e em seu entorno

– A atuação dos órgãos anuentes

Debatedores convidados:

– Patricia Dutra Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano

– Vitor Vinuesa, diretor de Logística da ADM na América do Sul

– Adolpho Bastos, vice-presidente de Logística da Scania na América Latina

– Edson Souki, gerente-geral da Odjfell Terminals/Granel Química

Moderador: 

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

12h45 – Almoço no Sofitel Jequitimar oferecido pelo Porto de Santos

14h – Painel 3: Os acessos ao Porto de Santos e seus impactos para o crescimento dos próximos anos

– Os desafios dos acessos rodoviários

– As perspectivas do crescimento da movimentação ferroviária

– Os planos de expansão para o modal hidroviário e o aprofundamento do canal de navegação

Palestrante: 

– Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority

Debatedores convidados: 

– Guilherme Penin, vice-presidente da Rumo Logística

– Rui Klein, diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias

– Bruno Tavares, presidente da Praticagem de São Paulo

– Silvana Alcântara, diretora de Regulatório e Institucional da VLI

– André Neiva, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)

Moderador: 

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

15h30 – Coffee-break

16h – Painel 4: O futuro do Porto de Santos

– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios

– Crescimento sustentável e pacto porto-cidade

– Ações da iniciativa privada para o crescimento das operações

Apresentação:

Diretoria da Santos Port Authority

Debatedores convidados:

– Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)

– Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)

– Associação Comercial de Santos (ACS)

– Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)

– Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave)

– Conapra – Praticagem do Brasil

– Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)

– Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop)

– Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)

– Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)

Moderadores:

Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

18h – Leitura da Carta do Santos Export 2022 e cerimônia de encerramento

Compartilhe:
TAGS brasil export Ferrovia Fips PORTO DE SANTOS Santos Export