A Ferrovia Norte-Sul é o modal que escoa a produção do agronegócio brasileiro por meio do sistema portuário de São Luís, no MaranhãoCrédito: Divulgação/VLI
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Ferrovia Norte-Sul registra alta de 18% em volume de cargas transportadas em 2022
Transporte feito pela VLI passou de 12,7 milhões de toneladas para 15 milhões de toneladas
O volume de cargas transportado pela empresa VLI cresceu 18% em 2022, via Ferrovia Norte-Sul (FNS), modal que escoa a produção do agronegócio brasileiro por meio do sistema portuário de São Luís, no Maranhão. A movimentação ferroviária passou de 12,7 milhões de toneladas em 2021 para 15 milhões de toneladas em 2022.
A companhia é responsável pela concessão do tramo norte da FNS, que fica entre os municípios de Açailândia (MA) e Porto Nacional (MA), atendendo pelo Corredor Centro-Norte aos clientes da região que precisam embarcar cargas como grãos, combustíveis, minerais e celulose.
Um dos destaques do ano passado no corredor logístico foi a entrada em operação do Terminal Integrador de Porto Franco (TIPF) no Maranhão, apontou a companhia. Essa unidade possui capacidade de movimentar 600 mil toneladas por ano, em especial soja e milho provenientes do Maranhão, Pará e Piauí.
“A estabilidade operacional permite o crescimento dos volumes movimentados no Corredor Norte ano a ano, o que também demonstra a confiança dos clientes da VLI nos serviços que ofertamos por meio do nosso sistema logístico integrado”, afirma o diretor de Operações do corredor, Daniel Schaffazick.
Também em 2022, o Terminal Portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI, registrou recorde na movimentação de cargas. Foram 5,4 milhões de toneladas de carga geral transportadas.
Para 2023, as expectativas são positivas devido a boas perspectivas para as safras de soja e milho e a inauguração oficial do novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro, fruto de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). A operação liga o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins.
Os investimentos iniciais do projeto giraram em torno de R$ 200 milhões e a capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura é de 1,5 milhão de toneladas ao ano.
A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.