Pela Rumo Logística foram transportadas 3,7 milhões de toneladas e pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) foram 3,09 milhões de toneladas (Foto: Divulgação/FTC)
Região Sul
Ferrovias catarinenses transportaram 6,8 milhões de toneladas em 2024
Resultado foi 2% maior no comparativo com as cargas movimentadas em 2023
A movimentação de cargas nas ferrovias que cortam o estado de Santa Catarina fechou o ano de 2024 com um total de 6.843.869 milhões de toneladas. Na comparação com 2023, o crescimento foi de pouco mais de 2%. Os dados foram apurados pela Gerência de Ferrovias da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Pela Rumo Logística foram transportadas 3,7 milhões de toneladas e pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) foram 3,09 milhões de toneladas.
De acordo com o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o Governo Estadual trabalha para garantir investimentos que tornem o modal uma alternativa logística cada vez mais eficiente.
“Temos uma subutilização das nossas ferrovias. Em outras épocas as malhas existentes já transportaram três vezes mais do que transportam agora. Uma das missões dadas pelo governador Jorginho Mello é encontrar formas para que este modal seja revitalizado e volte a ser uma alternativa logística para a indústria catarinense”, pontuou o secretário.
Entre as cargas movimentadas no ano passado em Santa Catarina, destacaram-se a soja e o carvão mineral, com 2,5 milhões de toneladas, respectivamente, e milho com 1,06 milhões de toneladas. Outras cargas conteinerizadas, os combustíveis (principalmente álcool, gasolina e óleo diesel) e insumos agrícolas (adubo, cloreto de potássio, fosfato e ureia), completam o rol de produtos movimentados.
A movimentação em todas as ferrovias do país foi de 534,9 milhões de toneladas. O Estado tem 763 quilômetros de ferrovias em atividade, o que representa 4,4% da malha ferroviária brasileira.
Futuro
O Governo de Santa Catarina tem dois projetos ferroviários em andamento, visando otimizar e fortalecer o modal para o transporte de mercadorias.
Um deles, prevê uma linha ferroviária de 319 quilômetros entre as cidades de Chapecó e Correia Pinto, e o outro, entre Navegantes e Araquari, de 62 quilômetros. O investimento do estado será de cerca de R$ 32 milhões, com previsão para ser concluído em 2025.
De volta à SPAF após passagem pelo Senado, o secretário Beto Martins colocou como uma das suas prioridades a construção da Lei Estadual de Ferrovias, que será encaminhada para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina ainda neste ano.