Região Sudeste
Fips inicia operação sob nova concessão no Porto de Santos
Primeira locomotiva fará parada na região portuária nesta terça-feira
A primeira locomotiva que vai operar na nova concessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) entra em operação nesta terça-feira (3), segundo anunciou a Autoridade Portuária de Santos (APS). O trem fará uma parada na Praça de Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Praça da Santa, na região portuária de Santos.
A nova concessão, que une as empresas Rumo Logística, MRS Logística e VLI teve início oficialmente no domingo (1º de outubro).
A Fips tem como meta fazer o Porto de Santos chegar às 100 milhões de toneladas por ano transportadas pelo modal ferroviário. Os investimentos ultrapassam R$ 1 bilhão, com um total de 13 obras a serem executadas.
O contrato com a Fips é válido pelo prazo de 35 anos. Entre as melhorias previstas no vínculo com a Autoridade Portuária está, entre outras obrigações, a instalação de uma pêra ferroviária na área cedida pela Marimex, na margem direita do Porto de Santos.
O ato simbólico terá a presença do diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, e de toda a diretoria da Autoridade Portuária, além do presidente da Fips, João Almeida.