Os acessos ao Porto de Santos foram debatidos por executivos e especialistas no primeiro painel do Santos Export, cujo tema foi “Terceira via entre Planalto e Baixada/Viadutos/Fips” (Foto: Fernanda Luz/Brasil Export)
Santos Export
Fips se prepara para segunda fase da obra da pera ferroviária
Estrutura é uma das mais importantes para ganhos operacionais e logísticos da Ferrovia Interna do Porto de Santos
A segunda fase de obras da pera da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) começará entre o final de maio e o início de junho deste ano, segundo João Almeida, diretor-presidente da associação.
A estrutura, considerada uma das mais importantes para a ferrovia do complexo, será um pátio em formato circular que possibilitará o transbordo das cargas sem a necessidade de desmembrar os trens, mantendo um fluxo contínuo, sem paralisação.
Essas mudanças proporcionarão importantes ganhos operacionais e logísticos, além do aumento de 20 milhões de toneladas anuais na capacidade de transporte de cargas pelo modal, garantiu João.
Ele falou sobre o assunto durante sua participação no primeiro painel do Fórum Santos Export, com o tema “Terceira via entre Planalto e Baixada/Viadutos/Fips”, exposto no último dia 22, em Santos. Além dele, participaram Rui Klein, diretor geral de Concessões da Ecorodovias; Fabrizio Pierdomênico, economista e ex-secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Frederico Bussinger, Consultor, engenheiro e economista.
João Almeida explicou que as obras da pera estão divididas em sete fases e a previsão é que sejam concluídas em 2027. A primeira começou em outubro do ano passado e acabou em março deste ano, com o reforço do pontilhão 3 do canal do Mercado, na área central da cidade. A segunda etapa consistirá na remodelação do desenho das linhas férreas de saída da pera.
Durante o painel, João foi questionado sobre a possibilidade da Ferradura se tornar um gargalo, já que ela não está no pacote de concessão da nova gestão da ferrovia, formada pela VLI, MRS Logística e Rumo SA, e segue sendo administrada somente pela MRS.
Ele afirmou que não haverá problemas, porque apesar de a Ferradura não ter vindo para a Fips, as três companhias compartilham todo o planejamento operacional, inclusive no Centro de Controle Operacional (CCO), “então não teremos nenhum risco para a Ferradura causado por falta de planejamento”.
A ferradura é composta pelas linhas ferroviárias que vão do sopé da Serra do Mar até as duas margens do Porto de Santos.
“Tudo o que envolve a Ferradura em relação ao planejamento operacional tem as três (companhias) envolvidas. Isso demonstra integração e maturidade desse conjunto de empresas tão importantes para o país no campo ferroviário”, garantiu o presidente da FIPS, citando em seguida que a MRS tem propostas de investimentos em andamento para este acesso específico.
O painel discutiu ainda os planos para uma terceira pista de acesso rodoviário entre o planalto e o Porto de Santos – hoje atendido somente pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e com o esgotamento de sua capacidade previsto para 2030.
O Fórum Santos Export foi uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial Rede BE News.