HUB
Fiscalização no Rio aplica R$ 535 milhões em multas no transporte de cargas
Fiscalização no RJ 1
A Operação Foco Divisas, realizada nas barreiras fiscais do estado do Rio de Janeiro, aplicou mais de R$ 535 milhões em autos de infração contra empresas e transportadoras de cargas flagradas em situação irregular no ano passado. O valor é 165,4% maior que o verificado em 2023. Os dados foram divulgados pelo governo estadual nesta quinta-feira, dia 23.
Fiscalização no RJ 2
De acordo com o subsecretário especial de Controle de Divisas do Rio de Janeiro, Eduardo Vaz Castelano, o programa Foco Divisas completou três anos em agosto de 2024 e vem trabalhando diariamente nas fiscalizações. “Nesse período, mostramos uma evolução positiva e estamos contribuindo positivamente para o crescimento da recuperação de ativos para o Estado. O trabalho de inteligência realizado entre a Operação Foco e a Receita Estadual contribuiu significativamente na redução no número de abordagens, fazendo com que as assertividades nas abordagens sejam maiores”, explicou.
Fiscalização no RJ 3
As ações de fiscalização acontecem nos postos fixos de barreira fiscal em Itatiaia, Comendador Levy Gasparian, Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Angra dos Reis, além de ações volantes na região metropolitana do Rio.
Máquinas de construção em alta 1
As vendas no atacado do setor de máquinas de construção cresceram 22,4% em 2024, com 37.148 unidades comercializadas. Esse foi o segundo melhor período do segmento, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que projeta alta de 3% nas vendas para este ano. A área engloba tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, mini carregadeiras e manipuladores telescópicos.
Máquinas de construção em alta 2
De acordo com o balanço da Anfavea, o crescimento de vendas de máquinas foi puxado pela construção civil. As exportações caíram 12,5%, com 4.538 unidades – a expectativa para 2025 é que se mantenha o volume.
Máquinas de construção em alta 3
O setor de máquinas agrícolas teve queda de 20% nas vendas com relação a 2023, ao chegar nas 48,9 mil unidades comercializadas no atacado. A queda foi puxada principalmente pelas colheitadeiras. As exportações de máquinas agrícolas tiveram queda de 31%, com envios de 6 mil unidades, e deverão crescer apenas 1% pelas projeções da entidade.