Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, para que a Garantia da Lei e da Ordem seja implantada no Pecém ainda é preciso conversar com o Governo e os operadores portuáriosCrédito: Divulgação/Governo do Ceará
Região Nordeste
Flávio Dino admite possibilidade de GLO no Porto do Pecém
Ministro da Justiça falou sobre o assunto durante participação em evento sobre investimentos em segurança no Ceará
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que a possibilidade de decretar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) também no Porto do Pecém (CE) é avaliada. Ele falou sobre o assunto enquanto participava de um evento de anúncio de investimentos na segurança pública no Ceará, no último dia 16.
Em 1º de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou GLO para os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro, e Santos (SP), e nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
Segundo o Governo, os motivos que levaram à publicação da medida são a crise de segurança pública no Rio de Janeiro e a existência de pontos de abastecimento de tráfico de drogas e armas nos estados vizinhos. A operação deve seguir até maio de 2024 e, conforme explicou o governo, é uma maneira de “asfixiar” a logística de transporte usada pelas facções e as finanças dessas organizações.
“A GLO que o presidente decretou nos portos e aeroportos do Sudeste interessa aqui no Ceará”, afirmou o ministro. Dino disse que “em algum momento” poderá ser feita a GLO no Porto do Pecém. “Não estou dizendo que será, porque nós precisamos conversar com o Governo, com os operadores portuários. Nós estamos com esse modelo no Rio, São Paulo, e ao meu ver, funcionando positivamente”, complementou.
Quando a GLO é decretada, militares das Forças Armadas são enviados pelo Governo Federal aos complexos portuários para atuar diretamente na segurança, com poder de polícia. A ação deve ser por um período limitado e em uma área restrita.
Em geral, a GLO é decretada quando os governos estaduais pedem ajuda ao Governo Federal devido ao esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, como as polícias Militar e Civil.