O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), declarou situação de emergência para os portos localizados nas calhas dos rios Solimões
Região Norte
FMM apoia modernização logística no Amazonas em 2025
Com R$ 335 milhões previstos, projetos incluem novas balsas e sistemas de transbordo para transporte de grãos e combustíveis, otimizando o escoamento da produção
O Fundo da Marinha Mercante (FMM) irá destinar neste ano cerca de R$ 335 milhões para projetos no Amazonas, com foco na modernização da indústria naval. Entre as iniciativas estão a construção de balsas, empurradores e sistemas de transbordo, que prometem otimizar a logística regional e impulsionar o setor em uma das principais rotas de exportação do país.
A Grãos Pará, empresa especializada no transporte de grãos como soja e milho, vai investir em 27 balsas graneleiras, dois empurradores, duas balsas de carga geral e a aquisição de uma balsa com moega para transbordo, além de um sistema de fundeio. O empreendimento, financiado pelo FMM, terá um custo de R$ 179,7 milhões.
O Porto de Manaus, onde a Grãos Pará opera, foi uma das principais rotas de exportação de grãos pelos terminais da Amazônia ao longo do ano passado. Por isso, o Ministério de Portos e Aeroportos, que administra o FMM, aprovou outros 20 projetos destinados à indústria naval em estados como Amapá, Pará, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No total, os investimentos ultrapassam R$ 10 bilhões e prometem criar 8,8 mil empregos diretos.
“Vivemos uma nova fase de retomada da indústria naval brasileira, que prepara o país para o crescimento socioeconômico promovido pelo transporte aquaviário”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, à época do anúncio dos investimentos. Ele ressaltou ainda que o governo federal prioriza o fortalecimento da indústria, o escoamento da produção nacional e o desenvolvimento de setores essenciais, gerando avanços econômicos e novas oportunidades de trabalho.
Outra iniciativa relevante no Amazonas será da empresa Cidade Transportes, empresa que opera na carga e descarga de produtos como derivados de petróleo e álcool. A companhia construirá 30 balsas graneleiras para navegação interior, com um investimento de R$ 156 milhões.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a indústria naval desempenha um papel crucial na transição energética do Brasil, com potencial para reduzir as emissões de carbono ao otimizar a distribuição dos modais de transporte. “A indústria pode ir além, liderando projetos inovadores com biocombustíveis para embarcações e torres eólicas, aproveitando o potencial de pesquisa e desenvolvimento no segmento naval”, afirmou a pasta em nota.
A pasta também informou que o FMM aprovou projetos de pesquisa e desenvolvimento de motores híbridos e embarcações com combustíveis sustentáveis, em alinhamento com a agenda ambiental do governo.
Atualmente, a principal fonte de receita do Fundo da Marinha Mercante é a contribuição paga no desembarque de mercadorias em portos brasileiros. Em 2024, o fundo destinou mais de R$ 30 bilhões à indústria naval e conta com uma carteira de R$ 42 bilhões em projetos aprovados, que incluem navegação de longo curso, cabotagem, apoio a plataformas de petróleo e pesca, além de instalações portuárias.