Representantes do Governo Federal e executivos da Fraport realizaram uma reunião, coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir a concessão do aeroporto (Foto: Sergio Francês/MPor)
Região Sul
Fraport não vai devolver concessão do Salgado Filho, diz ministro
Silvio Costa Filho participou de reunião com executivos da empresa que administra o Aeroporto de Porto Alegre
A Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, anunciou que não devolverá a concessão do terminal, vigente desde 2017, mesmo após os estragos causados pelas enchentes no mês passado. A afirmação foi feita pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, após uma reunião no Palácio do Planalto com executivos da empresa, incluindo o CEO global, Stefan Schult, que participou via videoconferência.
A reunião, realizada na terça-feira, dia 18, foi convocada pelo Governo Federal em resposta à declaração da CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal, que, em encontro recente com parlamentares gaúchos, sugeriu a possibilidade de devolução da concessão caso não houvesse suporte financeiro do Governo Federal para a reconstrução do aeroporto. O Aeroporto Salgado Filho, fechado desde 3 de maio, ainda não tem data oficial para reabertura.
“Eu fiz essa pergunta oficialmente ao CEO da Fraport, e ele colocou que aquela foi uma fala inoportuna da representante no Brasil, e reafirmaram o compromisso de apostar no Brasil, não só no Salgado Filho, mas em outras oportunidades de concessões que possam surgir no país”, disse Costa Filho.
De acordo com o Governo Federal, a Fraport não fez nenhum pedido formal de auxílio financeiro durante a reunião. O contrato de concessão do Aeroporto de Porto Alegre, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é válido até 2042.
A reunião, coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, também contou com a presença do ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Ele informou que a análise das condições da pista do Salgado Filho será concluída em quatro semanas.
“Nós fomos informados, mais uma vez, agora pelo CEO global da empresa (Fraport), que eles precisam de um prazo de quatro semanas para concluírem as análises técnicas sobre as condições de segurança da pista e dos demais equipamentos atingidos pelas enchentes, principalmente, casa de máquinas, subestação, toda a parte de energia, mas também um conjunto de outros equipamentos. No prazo de quatro semanas, teremos um diagnóstico definitivo sobre a situação do aeroporto”, disse o ministro.
Paulo Pimenta destacou que as operações no aeroporto devem ser retomadas, mesmo que de forma parcial, assim que a pista e outras estruturas estiverem em condições seguras. “Possivelmente, nós não vamos voltar com o aeroporto voltando 100% na sua capacidade, o que é totalmente compreensível, mas nós precisamos e insistimos na ideia de que o aeroporto reabra, em condições de segurança, o mais rápido possível”, acrescentou. Está prevista para 18 de julho a vinda de Stefan Schult ao Brasil, quando será apresentado o diagnóstico completo do aeroporto e anunciado o cronograma para a retomada dos voos.
Os ministros informaram ainda que a limpeza do terminal de passageiros já foi finalizada, e que o terminal de carga, que opera 80% das suas atividades de forma rodoviária, voltou a funcionar na semana passada.
Canoas
Enquanto isso, a malha aérea emergencial alternativa, na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, deve dobrar o número de voos semanais nas próximas semanas. Silvio Costa Filho anunciou que a Anac autorizou dois novos slots (permissões), elevando de cinco para sete os voos diários a partir de Canoas. “Na próxima semana, vamos autorizar mais três (slots). Estamos falando em 10 voos diários, equivalente a 70 voos semanais, o que dá 140, origem e destino”, anunciou.
Adicionalmente, o ministro informou que o aeroporto de Caxias do Sul, no interior do estado, receberá na próxima semana um sistema de pouso por instrumentos (ILS). O equipamento, essencial para aterrissagens em condições adversas de visibilidade, será instalado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA).
Esta decisão sinaliza o compromisso da Fraport e do governo federal em garantir a recuperação e a continuidade das operações do Aeroporto Salgado Filho, um dos principais hubs aéreos do sul do Brasil.