A modernização do Porto de Santos é uma das prioridades do trabalho da Frente Parlamentar dos Portos e AeroportosCrédito: Divulgação/SPA
SEM CATEGORIA
Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos será lançada
Evento será realizado em Brasília e contará com a participação do ministro Márcio França
A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos será lançada oficialmente no próximo dia 14, às 19 horas, em Brasília. O evento, promovido pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), autor da proposta de criação do colegiado, e pelo Brasil Export, maior fórum sobre Logística, Infraestrutura e Transportes do País, terá a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Entre as prioridades da frente, está discutir as principais demandas dos setores portuários e aeroportuários, como os modelos de gestão e desenvolvimento sustentável, custos operacionais e logísticos e competitividade internacional, analisando os temas tratados pelo próprio Ministério de Portos e Aeroportos.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado Paulo Alexandre, que irá presidir a frente, enfatizou que vai trabalhar para potencializar dois aeroportos do litoral paulista: um em Guarujá e outro em Itanhaém, ambos na região da Baixada Santista. Além disso, terá a modernização do Porto de Santos (SP), o principal do País, como uma das prioridades. “Vamos trabalhar para fazer a mudança do terminal de passageiros para o terminal central e tirar antigos projetos que viraram lendas do papel. Resultado concreto, este é o meu objetivo”, disse.
Ex-prefeito de Santos, o parlamentar finalizou ressaltando a importância econômica do porto. “Um terço do PIB passa pelo Porto de Santos, gerando emprego e renda. É fundamental que a gente possa modernizar o porto, fazer obras importantes de infraestrutura, como o túnel ligando Santos a Guarujá”, disse Barbosa, complementando com a já citada transferência do Terminal de Passageiros para a região central do município.
Paulo Alexandre recebeu o apoio de diversos parlamentares para a criação da frente. O requerimento de abertura do grupo de trabalho atingiu 200 assinaturas – duas a mais que o necessário e foi aprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O lançamento da frente parlamentar, no dia 14, será um evento apenas para convidados – autoridades federais e regionais dos setores portuário e aeroportuário e empresários, além de especialistas e diretores de associações do segmento. Mais informações podem ser obtidas pelo email hevelyn@forumbrasilexport.com.br.
No dia 15, também em Brasília, o deputado Paulo Alexandre participará da reunião do conselho nacional do Brasil Export. No encontro, falará sobre os planos para a frente parlamentar e as primeiras ações do colegiado.