
Autoridades federais e estaduais se reuniram para lançamento da Frente Parlamentar da 3ª Via do Sistema Anchieta-Imigrantes (Foto: Paulo José Ribeiro)
Região Sudeste
Frente Parlamentar discute desafios e importância da 3ª pista da Imigrantes
Promovido pela Alesp, evento ocorreu nesta segunda-feira na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS)
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), no litoral paulista, recebeu o evento de lançamento da Frente Parlamentar da 3ª pista do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), promovido pela Assembleia Legislativa (Alesp).
O objetivo do projeto é melhorar a mobilidade entre as cidades de São Paulo e Santos, visando um novo acesso rodoviário para o complexo marítimo e o escoamento de cargas de exportação e importação.
A Frente será presidida pela deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) e vai contar com contribuições e participações de diversos atores envolvidos no projeto.
“É uma união de esforços, todo mundo juntos no mesmo caminho e querendo que essa obra aconteça. A gente tem sofrido muito com a questão de mobilidade da Baixada Santista, além disso, o desenvolvimento do porto está em questão. O Porto de Santos cresce e precisa crescer ainda mais. E se esses gargalos não forem resolvidos, a carga vai sumir e ir para outros portos”, comentou a parlamentar.
Atualmente, os acessos rodoviários não acompanham essa demanda, mesmo sendo o modal mais utilizado para o escoamento de cargas no país, com uma taxa de 60% do total desse tipo de transporte.
A última vez em que o sistema Anchieta-Imigrantes teve uma ampliação foi em 2002, com a inauguração da nova pista sul da Rodovia dos Imigrantes.
Os caminhões, que transportam cargas, só podem acessar o Porto de Santos através da Via Anchieta, viário construído na década de 1940. Desde então, a via encontra-se saturada e com diversos gargalos, principalmente na época de temporada no litoral paulista.
Em janeiro, o Governo do Estado autorizou, por meio da Secretaria de Parceria em Investimentos, a concessionária Ecovias a realizar os estudos de implementação da terceira pista.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a elaboração do projeto executivo deverá ser finalizado em dois anos. A estimativa é que o custo seja de 7 bilhões de reais.
“Nós estamos falando em maior flexibilidade. Primeiro, na logística com mais uma descida para os caminhões, que só podem descer pela Anchieta. O sistema funciona sob stress, mas quando tem acidentes, trava de uma maneira em que se fica horas parado. Com a nova pista, vai melhorar muito a fluidez”, comentou o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini.