A Intermodal South America, maior encontro do setor de logística, transporte de cargas, comércio exterior e tecnologia da América Latina
Economia
Futuro do setor portuário e diálogo com o governo
Programa contou com entrevistas realizadas direto da Intermodal South America, em São Paulo
O programa ZR News, voltado para o assunto portuário todas as quintas-feiras, veiculado na rádio Santa Cecília FM (107,7) contou com entrevistas direto da 27ª edição da Intermodal South America, maior encontro do setor de logística, transporte de cargas, comércio exterior e tecnologia da América Latina, que durou três dias, em São Paulo. Entre os pontos debatidos, o futuro do setor portuário e o diálogo com o Governo Federal, que completou já dois meses de trabalho.
Regis Prunzel, presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), acredita que apesar da mudança do Governo Federal, os projetos de infraestrutura continuarão tendo uma atenção especial em razão do grande crescimento que o Porto de Santos vem tendo nos últimos anos.
“Esses projetos de infraestrutura devem continuar por se tratar de uma questão óbvia, de evolução e de atender demanda que temos quanto à movimentação de cargas. Seja o canal do Porto, as obras viárias, ferrovias e rodovias que dão acesso. O ministro e seu time no momento certo vão abrir as portas para receber nossos pleitos e sugestões para que possamos seguir em constante evolução. Nos últimos anos, todos os setores e segmentos vêm melhorando, apresentando grandes resultados. Como comunidade, o que temos de fazer é manter a atratividade, manter os bons projetos de infraestrutura para ser cada vez mais competitivo”, analisou.
Sérgio Aquino, que preside a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) e o Conselho do Norte Export, também comentou sobre a recente decisão da Justiça que abriu caminho para a nomeação de Fabrizio Pierdomenico para o cargo de secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários (a efetivação seria confirmada horas depois).
“O ministro Márcio (França, de Portos e Aeroportos) está tendo que tomar uma série de providências paralelas e isso acabou gerando dificuldades nessa fase inicial. Os dois primeiros nomes foram excelentes (Pierdomenico e o secretário executivo do Ministério, Roberto Gusmão). Houve um problema burocrático para a nomeação do Fabrizio, mas essa decisão tirou uma pedra no caminho para efetivação”, comentou.
Representando a Brasil Terminal Portuário (BTP), o diretor comercial Claudio Oliveira prevê mais um crescimento para 2023, ano em que a empresa completa 10 anos de operação em Santos.
“Vemos um desafio mesmo com mudança de agenda do Governo. Independentemente da situação política, o intuito é de sempre movimentar o negócio. Estamos prevendo um crescimento de 5% na movimentação esse ano. Nas exportações, acreditamos no grande crescimento das commodities principais do Brasil. Na importação, a indústria teve uma grande recuperação no pós-pandemia que foi importante. Estamos otimistas. O Porto de Santos vem crescendo historicamente. O que precisamos no momento é assegurar que haja investimentos para que tenhamos mais capacidade, seja na BTP, em outros terminais, ou até em novas instalações, e manter a capacidade para poder sustentar esse crescimento”, comentou.
Santos Export
Todas as quintas-feiras, o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.