HUB
Futuro ministro de Portos e Aeroportos entra em contato com lideranças empresariais e sindicais
Contatos iniciais 1
O futuro ministro de Portos e Aeroportos,o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), já iniciou os preparativos para assumir a pasta. Ele passou o último final de semana ligando para lideranças empresariais e sindicais do setor, tratando de seus planos para o Ministério e garantindo a continuidade dos principais projetos em desenvolvimento. Sem formalidades e com um discurso direto, ele chegou a ficar até 10 minutos em algumas dessas conversas.
Contatos iniciais 2
Um dos contatos feitos por Costa Filho foi com o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino. O futuro ministro confirmou os planos de continuar as obras previstas para o setor. E destacou a prioridade que dará para a ampliação do prazo de validade do programa Reporto, regime que prevê isenções fiscais em projetos de investimento nos setores portuário e ferroviário. O Reporto é válido até 31 de dezembro deste ano, prazo que empresários do setor querem ampliar. A extensão têm sido debatida pelo segmento com autoridades das pastas de Portos e, principalmente, da Economia, responsável por essa questão.
Contatos iniciais 3
Um dos empresários procurados por Costa Filho foi o CEO do Grupo Brasil Export e presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI, braço técnico da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, do Congresso Nacional), Fabrício Julião. O Brasil Export é responsável pelos principais fóruns de debate sobre o setor de infraestrutura e logística no Brasil, reunindo empresários e autoridades a fim de discutir o desenvolvimento desse segmento.