Ernesto Sampaio tem grande expectativa referente ao leilão da área SSB 01, futuro terminal que pretende quadruplicar a movimentação de cargas do complexo portuário (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Porto de São Sebastião
“Futuro terminal colocará o porto em um patamar de destaque”
Em entrevista ao BE News, Ernesto Sampaio afirma que complexo terá aumento de 50% na movimentação de cargas
O Porto de São Sebastião, localizado no litoral Norte de São Paulo, deverá atingir um novo recorde na movimentação de cargas em 2024 após os resultados obtidos ao longo do ano passado.
Em entrevista ao BE News, o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), Ernesto Sampaio, comentou sobre as expectativas referentes ao leilão da área SSB 01, futuro terminal que pretende quadruplicar a movimentação de cargas do complexo portuário.
O novo terminal será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais e vegetais, além de carga geral e contêineres. Com investimentos previstos na ordem de R$ 660 milhões, o contrato de arrendamento do terminal terá duração de 35 anos.
Além disso, Sampaio comentou sobre temas como as melhorias na infraestrutura de acesso ao porto com a inauguração do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios e também o início das obras de dragagem de manutenção, previstas ainda para o primeiro semestre de 2025.
Presidente, qual a sua expectativa para a movimentação de cargas do porto no acumulado de 2024? Vem novo recorde por aí?
Sim. Tivemos mais um ano de incremento de movimentação de mercadorias. Atingimos o recorde alcançado em 2023, de 1.033.000 toneladas, já em setembro deste ano, e a expectativa é de fechar em 2024 com cerca de 1,5 milhão de toneladas, aumento de cerca de 50% em relação a 2023.
Um dos principais projetos de arrendamento portuário é o SSB 01, que prevê investimento milionário e grande aumento de capacidade. Qual a importância desse futuro terminal para a competitividade do porto? O senhor espera uma grande concorrência para o leilão da área?
O principal fator limitador do Porto é dispor de apenas um berço de atracação com calado operacional de 9,4 metros. Portanto, o investimento mais importante do futuro terminal será a construção de um novo píer com dois berços de atracação, quando o porto passará a receber navios maiores e com calado que pode chegar até 17 metros, a depender do arrendatário. Esta infraestrutura colocará o Porto de São Sebastião em um patamar de destaque e certamente será um elo importantíssimo da cadeia logística do Sudeste.
Os principais diferenciais do Porto de São Sebastião são o canal aquaviário, com profundidades naturais de até 20 metros, e um acesso terrestre de qualidade, com a Rodovia dos Tamoios. Por esses motivos, durante a fase de market sounding, tivemos uma grande quantidade de empresas interessadas e, nesta fase de audiência pública conduzida pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), várias outras também participaram, com contribuições importantes para o aprimoramento da modelagem, de tal forma que a expectativa é de que haverá uma grande concorrência por ocasião do leilão.
O Contorno Sul da Tamoios foi liberado no mês passado. O porto já observou melhorias no tráfego de caminhões com a nova rodovia?
O principal efeito imediato da inauguração do Contorno Sul da Tamoios foi a geração de uma alternativa de acesso ao porto para caminhões sem impactar no trânsito do centro da cidade. Isso significa dizer que houve uma redução do lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, além de proporcionar mais conforto para os caminhoneiros, que agora transitam em uma rodovia de elevada qualidade.
A alça exclusiva de acesso e saída de caminhões está prevista para quando?
O Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios já oferece ao usuário um acesso rápido à entrada principal ao Porto de São Sebastião. Estamos trabalhando para entregar em breve uma alça ainda mais rápida para o nosso pátio provisório de caminhões, de tal forma que teremos dois acessos ao porto a partir do trecho de chegada da Tamoios. Além disso, encontra-se em trâmite avançado um projeto para construir uma alça de saída do Porto por meio de Termo Aditivo ao contrato de concessão, que tem previsão de ser entregue em novembro de 2025. Para complementar esse conjunto de iniciativas relacionadas ao acesso terrestre, a Companhia Docas de São Sebastião abriu chamamento público para credenciar áreas de apoio logístico portuário (AALP), a fim de efetuar a triagem dos caminhões que acessam o porto. Desta forma, os caminhoneiros terão um local adequado para descanso e o cadenciamento de chegada de veículos minimizará ainda mais o trânsito no centro da cidade. Na primeira fase, onde foram apresentados os documentos preparatórios, 5 empresas se habilitaram. Na próxima fase, as empresas deverão apresentar o projeto executivo e as soluções técnicas para integrar os sistemas das futuras AALP com o sistema da CDSS, utilizando interfaces de programação de aplicações (APIs). A previsão é de que a primeira AALP esteja em funcionamento em 180 dias, podendo ocorrer antes, dependendo da agilidade das empresas, desde que cumpram os requisitos estabelecidos em edital.
Foi publicado o edital para a dragagem do porto no Diário Oficial. Já há um cronograma de quando os serviços começarão a ser executados?
A dragagem de manutenção está prevista para começar na segunda quinzena de março de 2025, com duração de 15 dias corridos. Em seguida, será realizada a batimetria final para confirmar as profundidades do projeto.
Presidente, a delegação do Porto de São Sebastião já foi discutida entre o governador Tarcísio de Freitas e o ministro Silvio Costa Filho. A delegação já foi assinada? Quantos anos ela será prorrogada?
O Termo Aditivo ao Convênio de Delegação já foi assinado pela Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, e aguarda a assinatura do Secretário Nacional de Portos. A prorrogação é de mais 25 anos a contar a partir de 2032, ou seja, a delegação vigorará até 2057.