Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2026, o terminal será o segundo de contêineres no porto pernambucano e se destacará como a primeira unidade 100% eletrificada da América Latina, conforme informações divulgadas pela empresa. Foto: Imagem em 3D
Região Nordeste
Futuro terminal de Suape anuncia R$ 241 mi em equipamentos
A APM Terminals Suape anunciou a aquisição de 28 equipamentos avançados destinados à operação do novo terminal de contêineres que está sendo construído no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco. O investimento ultrapassa a marca de R$ 241 milhões.
Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2026, o terminal será o segundo de contêineres no porto pernambucano e se destacará como a primeira unidade 100% eletrificada da América Latina, conforme informações divulgadas pela empresa.
A fornecedora das máquinas escolhida foi a Sany, uma das líderes globais em equipamentos portuários. Todos serão eletrificados, em alinhamento com a estratégia de descarbonização da companhia, que visa a transição para operações mais sustentáveis em todo o mundo.
Entre os 28 equipamentos adquiridos, destacam-se dois guindastes STS (Ship to Shore) de última geração, operados por controle remoto. Esses guindastes são os maiores e mais modernos disponíveis no mercado, equipados com sistemas que aumentam a segurança e a produtividade das operações. Além disso, eles possuem tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que assegura alta precisão no embarque e desembarque dos contêineres, minimizando avarias e garantindo maior proteção às cargas.
A compra também inclui sete guindastes RTGs, que serão operados remotamente a partir de uma sala de controle, proporcionando mais segurança e eficiência ao terminal. Esses guindastes estão equipados com sistemas que evitam colisões com outros equipamentos, veículos e pessoas, reforçando o compromisso da empresa com a segurança operacional.
Entre os novos equipamentos adquiridos estão também duas Reach Stackers, que serão os primeiros veículos elétricos dessa categoria no Brasil, e duas empilhadeiras para contêineres vazios, igualmente pioneiras no país. A lista de compras da APM Terminals se completa com uma empilhadeira de 16 toneladas e 14 terminal tractors, todos movidos a eletricidade.