A previsão é de que o movimento total no Galeão em 2024 se aproxime de 15 milhões de passageiros, enquanto a capacidade total do terminal chega a 40 milhões de pessoas (Foto: Divulgação/RIOGaleão)
Região Sudeste
Galeão se aproxima de recorde histórico de passageiros estrangeiros
Estimativa aponta 4,7 milhões de passageiros internacionais neste ano, impulsionados por mudanças operacionais e redistribuição de voos do Santos Dumont
O aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, deverá bater o recorde de movimentação de passageiros estrangeiros em 2024. Segundo projeções divulgadas pela concessionária do terminal, a RioGaleão, a previsão é de que 4,7 milhões de passageiros internacionais passem pelo aeroporto neste ano.
O volume estimado pela concessionária representa um crescimento de 4% em comparação com a marca histórica de 2018, quando o Galeão registrou 4,5 milhões de passageiros. Ainda segundo a RioGaleão, o fluxo previsto para 2024 é 30% maior que o movimento registrado em 2023.
O novo recorde ocorre no primeiro ano das mudanças operacionais promovidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, para impulsionar o fluxo de passageiros e a frequência de voos no Galeão em detrimento do Santos Dumont.
Em 2023, as esferas federal, estadual e municipal trabalharam juntas para fortalecer o Galeão e atrair mais passageiros. A principal medida adotada foi a redução da frequência de voos no Santos Dumont, redirecionados ao aeroporto Tom Jobim.
A previsão é de que o movimento total no Galeão em 2024 se aproxime de 15 milhões de passageiros, enquanto a capacidade total do terminal chega a 40 milhões de pessoas.