A ideia antes era ligar a Fiol à Ferrovia Norte-Sul no Tocantins, mas agora, a conexão será feita à Fico diretamente na cidade de Mara Rosa, em GoiásCrédito: Divulgação
Nacional
Governador de Goiás diz que Fiol vai se conectar com a Fico
Caiado afirmou que informação sobre a ligação das ferrovias foi repassada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) serão conectadas. A informação foi repassada a ele pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, após uma mudança no projeto.
Até então, a ideia era ligar a Fiol à Ferrovia Norte-Sul no Tocantins. Agora, essa conexão não precisará mais passar pela Norte-Sul, sendo feita diretamente na cidade de Mara Rosa, em Goiás.
“A Fiol, que sai de Ilhéus (BA), anteriormente iria parar em Figueirópolis, no Tocantins, e agora, com um pedido antigo nosso que foi atendido pelo Governo Federal, ela (Fiol) vai passar direto por Mara Rosa e nós teremos ali o cruzamento dos dois maiores eixos de ferrovia do estado de Goiás”, explicou o governador.
Caiado disse ainda que se sente “muito satisfeito” com o anúncio porque a nova ligação trará competitividade ao Estado.
O governador falou sobre o assunto na sexta-feira, dia 16, no terminal da Rumo, em Rio Verde (GO), enquanto aguardava a chegada do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a cerimônia de inauguração do último trecho da Ferrovia Norte-Sul, no mesmo local. Devido ao mau tempo em Brasília, o avião presidencial não conseguiu autorização para levantar voo da Base Aérea em Brasília e a cerimônia foi adiada.
Ao saber da informação, o CEO da Rumo, Beto Abreu, informou aos presentes que o evento seria adiado, mas que uma nova data para a inauguração da FNS será marcada em breve.
Norte-Sul
A inauguração que estava prevista para hoje se refere ao último trecho que faltava para concluir a Ferrovia Norte Sul (FNS), que liga o Maranhão a São Paulo.
De responsabilidade da empresa Rumo, o trecho concluído fica entre Estrela D´Oeste (SP) e Porto Nacional (TO), com 1,537 km. Para ativar a ferrovia, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante.
Em seu traçado completo, com 2,2 km, a ferrovia abrange 4 das 5 regiões do Brasil (Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste) e demorou 36 anos para ser concluída.
Mesmo sem a inauguração formal, o diretor de Assuntos Regulatórios da Rumo, Guilherme Penin, afirmou que a ferrovia Norte-Sul está pronta para entrar em operação.
Até o fim de julho, a ferrovia estará em fase de comissionamento – ou fase de testes – etapa exigida pela ANTT.
Durante o período, os vagões trafegam sem carga, em uma velocidade máxima de 40 km/h. Após avaliação e liberação da ANTT, os trens poderão se locomover a 80 km/h e começa, de fato, o tráfego comercial.
Penin acredita que a conclusão da FNS dará mais competitividade ao Porto de Santos (SP), que ganhará “conectividade” maior com os produtores da região Centro-Oeste.
O diretor explicou que ainda não é possível estimar qual será a capacidade de carga movimentada pela FNS, mas que “sem dúvida aumentará muito”.
Penin disse que a movimentação de cargas depende do mercado local, “do quanto os produtores locais vão querer acessar a ferrovia”.
Destacou que o modal é um agente indutor da produção regional e o pleno funcionamento dele vai potencializar novos terminais no Centro-Oeste do País.