Uma das visitas da comitiva catarinense será no Porto de Sines, um dos principais equipamentos de infraestrutura de Portugal (Foto: Divulgação)
Região Sul
Governador de SC vai debater logística durante missão em Portugal
Jorginho Mello e secretários seguirão na Europa até o dia 14 de julho
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), estará a partir desta semana em missão internacional em Portugal, onde vai liderar uma comitiva em busca de oportunidades de negócios e cooperação entre o estado e o país europeu. Segundo o Governo do Estado, os principais temas que serão abordados na viagem serão turismo e logística, além de outros.
Nesta terça-feira, 9 de julho, a comitiva visita o embaixador do Brasil em Portugal e o Centro Operacional 112 Sul. Na sequência está prevista uma reunião com o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, e outro encontro com o presidente do WTC/Lisboa, Luciano Montenegro Menezes, além de empresários locais.
A quarta-feira (10) começa com uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Anepc), seguida de um encontro no Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem). Além disso, o governador é esperado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. O dia termina com uma reunião com o CEO da TAP, Luís Rodrigues. Recentemente, a companhia portuguesa confirmou voos diretos entre Florianópolis e Lisboa, a partir de setembro.
A questão logística de cargas vai ser tratada na quinta-feira (11) com reunião e visita ao Porto de Sines. O dia seguinte vai ser dedicado a encontros políticos na Assembleia da República de Portugal e na Câmara Municipal de Porto. Nos dois casos a comitiva catarinense vai ser recebida pelos presidentes das duas casas. A sexta-feira (12) termina com uma reunião e visita ao Aeroporto da cidade do Porto.
Finalizando a série de compromissos, o grupo vai visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o Farol de Nazaré, onde o governador Jorginho Mello será recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Sequeira.
A comitiva catarinense é composta por secretários estaduais, parlamentares e empresários e diretores de autarquias.