A profundidade no entorno do único porto do Estado é de 8,30 metros e mesmo com a altura da maré, não passa de 10,20 metros. (crédito: Divulgação)
Região Nordeste
Governador de Sergipe vai discutir ampliação do calado do porto com Lula
Tema está na pauta da reunião entre os dois, que acontecerá no próximo dia 27
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), vai discutir a ampliação do calado do Porto de Sergipe com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião que terá em Brasília, no próximo dia 27. Intenção é que o Terminal Marítimo Ignácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra dos Coqueiros, possa receber navios de carga maiores e cruzeiros, o que não acontece porque o ativo foi construído em águas muito rasas.
O profundidade no entorno do único terminal do estado é de 8,30 metros e mesmo com a altura da maré, não passa de 10,20 metros. Atualmente ele é operado pela empresa de logística VLI.
A Petrobras, que já teve interesse em instalar uma refinaria de petróleo em Sergipe, desistiu da ideia quando estudos realizados por ela, em 2006, mostraram que o custo das obras para ampliar o calado do porto era muito alto, inviabilizando o projeto na época.
Sem solução até o momento, as empresas do Estado que precisam realizar operações de importação e exportação recorrem aos portos de Maceió e Salvador. Para tentar reverter o cenário, a pauta é considerada uma das prioridades do governo estadual.
Tanto que, no último dia 18, em encontro com o novo comandante do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (BA), vice-almirante Antônio Carlos Cambra, Mitidieri afirmou que “irá captar investimentos para o porto, trazer indústrias e gerar emprego”.
Durante a reunião, ocorrida no Palácio dos Despachos (SE), o governador falou a respeito de ações que seriam importantes para atrair investimentos para o Porto de Sergipe, entre elas o aumento do calado, além de desejar boas-vindas ao novo comandante e agradecer ao vice-almirante Humberto Caldas, que ocupou o posto por dois anos.
“Sergipe está sempre de portas abertas para a Marinha e queremos continuar em parceria para, juntos, prosseguirmos em direção ao crescimento do nosso estado”, afirmou o governador.
Projetos que visam a expansão portuária e a possibilidade de operações com cruzeiros marítimos via Sergipe também foram repassadas ao novo comandante, visto que a Marinha tem atribuições constitucionais sob o controle do tráfego marítimo, a segurança da navegação, entre outras obrigações com os portos do país.
TMIB
O Porto de Sergipe tem um píer de atracação para operação offshore com 59 metros de comprimento; um píer de atracação para granéis com 356 metros de comprimento; sete armazéns com capacidade estática de 55 mil toneladas; dois pátios de granéis com capacidade estática de 90 mil toneladas e três silos de granéis com capacidade estática para 60 mil toneladas.
O TMIB movimenta granéis sólidos e líquidos, além de operações offshore voltadas ao suporte das embarcações de apoio às plataformas de petróleo próximas à costa.
Em relação ao acesso rodoviário, está ligado à BR-101, por meio da rodovia SE-226, com 22 km de extensão.