Tarcísio de Freitas admitiu a possibilidade de desapropriações para a construção do túnel ligando Santos a Guarujá, mas afirmou que tentará evitar ao máximo essa situação. Foto: Gilberto Marques/Governo de SP
Região Sudeste
Governador de SP diz que projeto do túnel Santos-Guarujá sai em 2025
Em visita a Santos, Tarcísio de Freitas minimizou as desapropriações, mas admitiu que obras grandes podem causar transtornos
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cumpriu agenda pública em Santos, no litoral do estado, na quinta-feira, dia 13, e comentou sobre as obras do túnel imerso que ligará a cidade a Guarujá, de uma margem a outra do porto. Ele reforçou que pretende entregar o projeto executivo no início de 2025 e admitiu que “algum transtorno” pode ocorrer por conta de desapropriações.
“Algum transtorno muitas vezes acaba acontecendo, porque eu tenho que pensar como vai dar o emboque desse túnel. Eu tenho que pensar na questão geométrica. É um túnel que vai atender os veículos pesados, veículos leves. É um túnel que não aceita menores raios, curvas mais fechadas… Muitas vezes você acaba tendo que desapropriar alguma coisa”, disse ele em coletiva de imprensa.
O governador afirmou que a ideia é evitar ao máximo essa situação. “A gente sempre faz isso de forma organizada, tentando atender individualmente, como diz a Constituição. Ninguém vai sair prejudicado”, ressaltou.
O túnel vai ter, de acordo com o projeto, 870 metros de extensão e será construído abaixo do canal do Porto de Santos, ligando os municípios de Santos e Guarujá. Com profundidade de 21 metros, será o primeiro túnel da América Latina feito nesse modelo. O custo estimado é de R$ 6 bilhões.
Segundo o Governo de São Paulo, a estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldado que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.
Imigrantes
Com relação à terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que ligará a capital paulista ao Porto de Santos, Tarcísio disse que esse projeto é uma das suas prioridades e que vai dar celeridade aos estudos, que já foram encomendados à concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias.
Esse projeto, no entanto, ainda está em fase de estudos e sem previsão para ser finalizado.
Agenda
Tarcísio de Freitas passou o dia na Baixada Santista e visitou outras duas cidades da região: Bertioga e Praia Grande.
Em Santos, participou de uma homenagem aos 261 anos de José Bonifácio, santista que é considerado o patriarca da Independência. Ele também entregou títulos fundiários e unidades habitacionais no Morro da Nova Cintra, em Santos.
Outro compromisso do governador no litoral foi assinar decretos que criam o Distrito Turístico de Santos e liberam R$ 9 milhões para a construção do Museu Ferroviário. O empreendimento vai funcionar no antigo Pátio Ferroviário de Santos e da São Paulo Railway Co., no Largo Marquês de Monte Alegre, no centro da cidade.