A Transnordestina permitirá escoar grandes volumes de produtos fundamentais para o desenvolvimento econômico da região, como grãos, minérios, combustíveis e fertilizantes (Foto: Marcio Ferreira/MT)
Região Nordeste
Governo acelera a Transnordestina com liberação de R$ 400 mi
Primeira parcela do aditivo de R$ 3,6 bilhões será utilizada nas obras da ferrovia, que passará por Piauí, Ceará e Pernambuco
O maior projeto de infraestrutura logística do Brasil ganha novo impulso neste início de ano. Em decisão unânime de sua diretoria colegiada, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou na terça-feira (7) o repasse da primeira parcela do aditivo de R$ 3,6 bilhões para as obras da ferrovia Transnordestina, que irá ligar os estados do Ceará e do Piauí. O pagamento inicial é no valor de R$ 400 milhões.
A Transnordestina, com mais de 1.200 km de extensão, vai atravessar os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, com a meta de facilitar o transporte de produtos essenciais para o abastecimento nacional e para as exportações. A obra é considerada uma prioridade do Governo Federal, que, após a retomada dos investimentos em 2023, tem como objetivo entregar a Fase 1 da ferrovia até 2027 e concluir a Fase 2 até 2029.
A construção da Transnordestina, que cruzará 53 municípios, abrange desde o município de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará. A estrada de ferro permitirá escoar grandes volumes de produtos fundamentais para o desenvolvimento das atividades econômicas da região, como grãos, minérios, combustíveis e fertilizantes.
Em 2021, o Governo Federal havia tomado a decisão de excluir o ramal pernambucano da concessão da Transnordestina, devido à sua inviabilidade financeira. As obras naquele estado, que haviam chegado até as proximidades de Custódia, foram então suspensas. Contudo, o projeto foi retomado em 2023, incluindo o ramal de Pernambuco, que será realizado por meio de obra pública, com recursos do Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento.
Atualmente, o trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape está em fase de elaboração dos projetos básico e executivo. A previsão é de que os estudos necessários para a execução sejam concluídos no segundo semestre de 2025. O Governo Federal já destinou R$ 450 milhões para o segmento do ramal pernambucano, com a possibilidade de ajustes no valor após a conclusão do projeto executivo.
Danilo Cabral, superintendente da Sudene, destacou a importância da liberação dos recursos para o andamento da obra. “A decisão mostra o compromisso da Sudene com esta que é a obra mais importante do Nordeste para melhorar a logística e a geração de novos negócios e oportunidade de geração de emprego e renda”, afirmou.
O diretor da Sudene, Heitor Freire, ressaltou o impacto social e econômico da ferrovia para a região. “É um projeto vital para o Nordeste, que ampliará a competitividade da região ao reduzir custos com transporte e conectar mercados, melhorando o ambiente de negócios do Nordeste”.