Sessões vão discutir as propostas referentes à renovação da malha ferroviária pela VLI (Foto: Foto: Ricardo Botelho/Arquivo MT)
Ferrovias
Governo altera datas de audiências públicas da concessão da FCA
Inicialmente prevista para quatro sessões, Ministério dos Transportes informou que serão seis audiências
O Ministério dos Transportes anunciou no início desta semana a alteração de datas referentes à série de audiências públicas sobre a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Inicialmente, a primeira sessão ocorreria na última segunda-feira, 30 de setembro, em Belo Horizonte. A pasta informou que a primeira audiência pública ocorrerá em Brasília, na próxima segunda-feira, 7 de outubro, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo o Governo Federal, o objetivo da mudança é ampliar o diálogo com a sociedade e atores envolvidos.
Além da alteração de data, o Ministério dos Transportes informou que agora serão seis audiências públicas, ao invés de quatro da previsão inicial.
Os endereços das sessões serão divulgados em breve pela ANTT.
Confira o cronograma
– 10/10, às 14h – Belo Horizonte
– 11/10, às 14h – Rio de Janeiro
– 15/10, às 14h – Vitória
– 18/10, às 9h – Salvador
– 21/10, às 14h – Goiânia
A malha ferroviária concedida à FCA conta com 7.856,8 quilômetros de extensão, cruzando os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. Ela tem distribuição pelos corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio, sendo considerada a maior malha ferroviária em extensão e alcance do Brasil.
A VLI detém a atual concessão da FCA até 2026. A companhia já apresentou uma proposta de renovação antecipada ao Governo Federal por mais 30 anos.