sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O presidente Lula e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram o termo de compromisso durante a passagem da caravana federativa pela capital do Piauí, Teresina. Foto: Vosmar Rosa/MPor

Região Nordeste

Governo anuncia acordo para concluir complexo portuário do Piauí

Atualizado em: 22 de junho de 2024 às 11:09
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

União irá disponibilizar terrenos e águas públicas para a viabilização do projeto aguardado há 65 anos 

Em uma caravana federativa realizada na sexta-feira (21) em Teresina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um importante termo de compromisso para a execução de um projeto estratégico de desenvolvimento social e econômico para o Piauí. O acordo prevê a disponibilização de terrenos e espaços em águas públicas da União para a conclusão do Complexo Portuário e Industrial do Piauí, que incluirá também a implementação da primeira hidrovia estadual do Brasil.

O projeto, aguardado há quase 65 anos pela população piauiense, representa o maior investimento do Governo Federal em infraestrutura no estado e será realizado na cidade de Luís Correia. Segundo o cronograma oficial, a sede administrativa do Porto Piauí, o pátio de mercadorias e duas fases do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) devem ser entregues ainda este ano. Este novo polo logístico será capaz de importar e exportar mercadorias globalmente, impulsionando a geração de empregos e aumentando a renda dos moradores locais.

Lula esteve acompanhado dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Em seu discurso, o presidente destacou a importância do porto como uma obra prioritária para o desenvolvimento nacional. Ele reafirmou o compromisso do Governo em transformar bons projetos em realidade concreta.

“Quando se apresenta um projeto factível, com opções, não há como a gente não batalhar para encontrar recursos para que o projeto seja viabilizado. Iremos contribuir para que o Piauí tenha seu primeiro porto e faça com que o Rio Parnaíba seja navegável para transportar as riquezas deste estado”.

Silvio Costa Filho ressaltou que, graças aos esforços governamentais, o Brasil contará com complexos portuários em todos os estados litorâneos. Com a finalização do Porto no Piauí, uma antiga demanda do estado será atendida, beneficiando diretamente a população com esse empreendimento histórico.

“O presidente Lula nos determinou, que a gente pudesse, ao lado da ministra Esther e de toda equipe do Governo, autorizar a área para o porto em Luiz Correia, para que a gente pudesse gerar desenvolvimento. Depois desse porto pronto, o estado vai crescer, em média, mais de 2% do Produto Interno Brasileiro”, declarou.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS