Representantes da DIX Aeroportos, concessionária que administra o espaço, e da Moreira Lima Consultoria, responsável pela elaboração do projeto, apresentaram os detalhes do planejamento da obra. O investimento será da ordem de R$ 57 milhões. Foto: Divulgação/DIX
Região Nordeste
Governo anuncia conclusão do projeto do novo Aeroporto de Fernando de Noronha
Novo terminal será três vezes maior que o atual, proporcionando mais conforto e benefícios para o turismo e a economia local
O projeto do novo terminal aéreo de passageiros de Fernando de Noronha foi concluído e entregue à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante reunião no Palácio do Campo das Princesas, na noite de ontem (26).
Na ocasião, representantes da DIX Aeroportos, concessionária que administra o espaço, e da Moreira Lima Consultoria, responsável pela elaboração do projeto, apresentaram os detalhes do planejamento da obra. A proposta é entregar aos ilhéus e turistas da ilha um equipamento maior e mais moderno, visando conforto e comodidade, aliada à sustentabilidade.
O diretor da empresa, Manoel Ferreira, informou que a área atual do terminal de 1000m² será ampliada para 3300m², e, com a expansão, a capacidade de movimentação de passageiros será de 400 mil por ano. O investimento será da ordem de R$ 57 milhões.
O projeto arquitetônico do terminal também será apresentado na abertura do seminário “Sustenta Export”, realizado nesta quarta-feira (28) no arquipélago, na área de eventos do Forte Noronha, pelo Grupo Brasil Export.
Após a conclusão das obras de reestruturação do sistema de pistas que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, o aeroporto estará apto a receber aeronaves a jato de grande porte em voos diretos de qualquer localidade do País.
“Depois de décadas de espera, eu recebi o projeto do Aeroporto de Fernando de Noronha. Agora resta apenas a aprovação desse documento pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e, muito em breve, vamos inaugurar o novo terminal”, disse Raquel Lyra.
A governadora afirmou que o Governo Estadual planeja outras ações voltadas ao arquipélago de Fernando de Noronha. De acordo com ela, em breve começarão as obras da pista do aeroporto e a instalação de uma usina fotovoltaica na ilha em parceria com a Neoenergia. Ainda será feita a requalificação das vias do local junto ao Ministério dos Transportes e obras de saneamento com a Companhia Pernambucana de Saneamento ( Compesa).
Manoel Ferreira falou também sobre a importância da conclusão desta fase do planejamento da obra. “É com muita satisfação que nós entregamos o projeto do terminal de passageiros, pois com ele vamos conseguir oferecer à população de Fernando de Noronha um equipamento contemporâneo, condizente com a realidade da ilha, para que possamos atender nossos passageiros da melhor forma”, observou Ferreira, ao lado de Fred Moreira Lima, representante da Moreira Lima Consultoria.
Diogo Bezerra, secretário de Mobilidade e Infraestrutura, afirmou que o novo terminal será três vezes maior do que o atual. “Isso vai trazer muitos benefícios para o turismo no arquipélago e aquecer a economia local”, disse.
Acompanharam a reunião os secretários estaduais Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Bianca Teixeira (Procuradoria-Geral do Estado), Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete) e Wilson de Paula (Fazenda).