Segundo o ministro Carlos Fávaro, na reunião de Lula com representantes da indústria de proteína animal, também ficou acertado o envio 50 mil litros de leite longa vida ao RS. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Nacional
Governo anuncia envio de 2 milhões de kg de carne para o RS
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, medida foi tomada após reunião de Lula com representantes do setor
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou, na segunda-feira, 27, o envio de 2 milhões de quilos de carne para o Rio Grande do Sul. De acordo com ele, 50 mil litros de leite longa vida também serão enviados ao estado. Um grupo de trabalho vai gerenciar a entrega dos donativos ao povo gaúcho.
O anúncio foi feito após uma reunião com os representantes da indústria de proteína animal e exportadores de carne junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Os donativos vão ajudar a reforçar as cestas básicas doadas ao estado e as cozinhas solidárias no Rio Grande do Sul montadas por voluntários.
Nós precisamos fazer um mapeamento, não é um trabalho simplista. Quantas pessoas, quantas refeições, quais lugares e cidades, quem faz a logística, levantar isso tudo vai demorar um pouquinho, alguns dias, e essa associação vai nos ajudar a fazer”, afirmou Fávaro.
Estiveram presentes os representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Associação Brasileira de Proteína Animal, além da Associação Brasileira de Frigoríficos. Segundo o ministro, a rede será por tempo indeterminado.
“Vamos fazer essa rede, então, pelo tempo que for necessário para distribuir proteína de qualidade carne suína, bovina, de aves e ovos para a população do Rio Grande do Sul”, declarou Fávaro.
A princípio, o início das doações das associações vão atingir cerca de 590 cozinhas solidárias montadas no RS. “As doações estão acontecendo e, pelo volume disponibilizado, que é um volume bem grande, uma ou duas empresas que já disponibilizou pode pegar a rede das 590 cozinhas solidárias que já vai ter proteína nelas”, finalizou Fávaro.
Compra de arroz
Carlos Fávaro também afirmou que uma nova portaria interministerial deve ser publicada nesta terça-feira,28, com as normas para a importação do arroz beneficiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Na sequência, deve sair o edital de leilão de arroz, em um a dois dias”, afirmou o ministro.
O quilo de arroz com a logomarca do Governo Federal vai custar R$ 4 nos supermercados.