Foi autorizada a execução dos serviços remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2), ligando Bom Jesus da Lapa a São Desidério - passo importante para a futura conexão com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Foto: Ricardo Stuckert
Região Nordeste
Governo anuncia investimentos de R$ 2,8 bi em infraestrutura na Bahia
FIOL 2 receberá R$ 365 mi para garantir continuidade da instalação dos trilhos
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou R$2,8 bilhões em investimentos para um conjunto de obras e melhorias nas rodovias e ferrovias no estado da Bahia. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram assinadas quatro ordens de início de serviços e divulgadas duas licitações para novos projetos de infraestrutura, nesta segunda-feira (1).
No âmbito das ferrovias, foi autorizada a execução dos serviços remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2), ligando Bom Jesus da Lapa a São Desidério, na Bahia. Serão investidos R$365 milhões para garantir a continuidade da instalação de trilhos. Segundo o Governo Federal, este é um passo importante para a futura licitação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que visa facilitar o escoamento da produção agropecuária pelo Porto de Malhado, em Ilhéus.
“Essa obra coloca a Bahia no centro do investimento ferroviário no Brasil, o que vai ajudar muito no desenvolvimento do estado”, disse Renan Filho.
Na área rodoviária, foram outorgados serviços em dois empreendimentos na BR-030/BA, totalizando 247 km de pavimentação. Com investimento previsto de R$817 milhões, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pavimentará 194 km entre os municípios de Cocos e Mambaí, divididos em dois lotes. Na cidade de Maraú, serão pavimentados 52,9 km, com um aporte de R$248 milhões.
Além disso, foi assinada a liberação para o início dos serviços do Lote 5 de duplicação e adequação da capacidade da BR-116/BA. O trecho de 53,2 km, entre Teofilândia e Santa Bárbara, receberá aproximadamente R$324,6 milhões para a construção de novas pistas, ruas laterais, viadutos, pontes e passarelas de pedestres.
Para o chefe da pasta dos Transportes, a iniciativa vai “ajudar muito no crescimento da produção da agricultura do oeste baiano, uma das que mais cresce no Brasil, e com essa infraestrutura vai ajudar demais”, finalizou Renan Filho.
Novas oportunidades
Durante o evento, foram anunciadas duas importantes licitações. A primeira é para a continuidade das obras de duplicação da BR-101/BA, no município de Entre Rios (BA) e a divisa com o estado de Sergipe, abrangendo 83,6 km e com um investimento de R$425,4 milhões. A publicação do edital vai ocorrer nesta terça-feira (2/7).
A segunda licitação é para a duplicação do Contorno Leste de Feira de Santana na BR-324/BA (Rodoanel), que terá 7,2 km de extensão e um investimento de R$185 milhões. A obra, com edital previsto para julho, visa solucionar um dos maiores gargalos rodoviários da Bahia, por onde circulam, em média, 35 mil veículos por dia, muitos deles voltados para o escoamento de produtos para os portos do país.
O presidente Luiz Inácio Lula ressaltou que, através dos novos projetos de infraestrutura, quer levar mais qualidade de vida para a população da Bahia.
“O dinheiro que o governo utiliza é o dinheiro arrecadado pelos impostos de vocês, das empresas, e o mínimo que a gente tem que fazer é mostrar para cada mulher, cada homem, cada adolescente, cada centavo que a gente aplica”, declarou Lula.
Também participaram da cerimônia o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Fernandes.
Inauguração
Nesta segunda-feira (01), as autoridades também inauguraram o Lote 6 de duplicação e adequação da BR-116/BA, entre Santa Bárbara e Feira de Santana (km 387,4 e km 427,8). O trecho recebeu um investimento de R$467 milhões do Governo Federal.
O empreendimento incluiu a duplicação de 40,3 km, implantação de vias laterais, restauração da pista existente, construção de duas interseções, sete retornos operacionais duplos, oito passarelas de pedestres, duas pontes e 13 viadutos. O objetivo do projeto foi proporcionar um tráfego mais seguro e dinâmico na rodovia, beneficiando usuários e moradores do entorno.
O estado da Bahia contém a maior malha rodoviária do país, totalizando 6,7 mil km.