Carne foi o principal produto exportado em 2023 para o ButãoCrédito: Divulgação
Nacional
Governo anuncia recorde com abertura de 78 novos mercados exportadores
Butão, na Ásia, foi o mais recente acordo comercial para exportação de carne de aves
O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou na sexta-feira, dia 29, que o Brasil atingiu em 2023 um recorde com a abertura de 78 novos mercados exportadores, em 39 países. O número foi obtido com a chegada do Butão, país asiático que é novo destino para a carne de aves brasileiras.
Nos últimos quatro anos, o Brasil encerrou o balanço das exportações da seguinte forma: em 2019, 35 novos mercados em 22 países; em 2020, 74 em 24 países; em 2021, 77 em 33 países; e em 2022, 53 em 26 países.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, acredita que o recorde obtido é resultado da retomada do diálogo internacional e das relações diplomáticas. “Isso cria novas oportunidades para produtores do agro nacional exportarem dezenas de produtos e acessarem destinos até então inéditos, gerando renda e emprego em todo o país”, declarou.
Entre os principais mercados alcançados neste ano, o destaque são os embarques de carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Além do algodão brasileiro, no Egito, e frutos de mamão papaya que, agora seguem também para o Chile.
Butão
De janeiro a novembro deste ano, o Brasil registrou exportações no valor de aproximadamente US$ 3,09 milhões para o Butão, um montante quase duas vezes superior ao total exportado durante o ano de 2022. Dentre os produtos enviados, a carne destacou-se como o item principal.