sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Além do Trem Intercidades (TIC Eixo Sul), outros três foram qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo: o Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste – São José dos Campos; o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Campinas-Hortolândia-Sumaré; e o VLT de Sorocaba. Foto: Divulgação

Ferrovias

Governo aprova 1º fase de implantação de trem entre SP e Santos

Atualizado em: 24 de maio de 2024 às 17:32
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

O Governo de São Paulo aprovou a primeira fase de implantação do Trem Intercidades (TIC) ligando São Paulo a Santos (Eixo Sul), via Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

Nesta etapa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fará o estudo de viabilidade do projeto, com contrato a ser firmado entre junho e julho deste ano.

A análise feita pelo BID deverá avaliar o melhor trajeto entre as cidades, o modelo da composição e a linha com que o trem terá integração. Estas conclusões devem ser entregues em 2026 e a provável licitação em 2027. O percurso do futuro trajeto deve ter 1h30.

As informações foram repassadas pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, em coletiva concedida na noite desta quinta-feira (23). Segundo ele, o trajeto mais provável entre a Capital e cidade litorânea seria pela faixa de domínio da Rodovia Imigrantes (SAI), com conexão à antiga linha Santos-Cajati para completar o trajeto até o bairro Valongo, em Santos.

MAIS TRENS

Além do Trem Intercidades (TIC Eixo Sul), outros três foram qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo: o Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste – São José dos Campos; o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Campinas-Hortolândia-Sumaré; e o VLT de Sorocaba. As quatro propostas, somadas, chegam a investimentos de R$ 60 bilhões.

O projeto do TIC Eixo Leste, que chegará a São José dos Campos, prevê um percurso de 130 quilômetros feitos em 75 minutos de viagem. O trajeto final e a integração com linhas de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo terão definição pelos estudos de viabilidade.

O TIC Eixo Norte, para Campinas, já está em andamento, com leilão realizado em fevereiro deste ano e assinatura do contrato prevista ainda para maio; o TIC Eixo Oeste, que chegará a Sorocaba, está em fase de estudos.

Já o futuro VLT de Sorocaba deve ter 25 quilômetros de extensão, com integração com a futura estação do TIC Eixo Oeste.

Compartilhe:
TAGS