Além do Trem Intercidades (TIC Eixo Sul), outros três foram qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo: o Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste – São José dos Campos; o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Campinas-Hortolândia-Sumaré; e o VLT de Sorocaba. Foto: Divulgação
Ferrovias
Governo aprova 1º fase de implantação de trem entre SP e Santos
O Governo de São Paulo aprovou a primeira fase de implantação do Trem Intercidades (TIC) ligando São Paulo a Santos (Eixo Sul), via Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
Nesta etapa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fará o estudo de viabilidade do projeto, com contrato a ser firmado entre junho e julho deste ano.
A análise feita pelo BID deverá avaliar o melhor trajeto entre as cidades, o modelo da composição e a linha com que o trem terá integração. Estas conclusões devem ser entregues em 2026 e a provável licitação em 2027. O percurso do futuro trajeto deve ter 1h30.
As informações foram repassadas pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, em coletiva concedida na noite desta quinta-feira (23). Segundo ele, o trajeto mais provável entre a Capital e cidade litorânea seria pela faixa de domínio da Rodovia Imigrantes (SAI), com conexão à antiga linha Santos-Cajati para completar o trajeto até o bairro Valongo, em Santos.
MAIS TRENS
Além do Trem Intercidades (TIC Eixo Sul), outros três foram qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo: o Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste – São José dos Campos; o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Campinas-Hortolândia-Sumaré; e o VLT de Sorocaba. As quatro propostas, somadas, chegam a investimentos de R$ 60 bilhões.
O projeto do TIC Eixo Leste, que chegará a São José dos Campos, prevê um percurso de 130 quilômetros feitos em 75 minutos de viagem. O trajeto final e a integração com linhas de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo terão definição pelos estudos de viabilidade.
O TIC Eixo Norte, para Campinas, já está em andamento, com leilão realizado em fevereiro deste ano e assinatura do contrato prevista ainda para maio; o TIC Eixo Oeste, que chegará a Sorocaba, está em fase de estudos.
Já o futuro VLT de Sorocaba deve ter 25 quilômetros de extensão, com integração com a futura estação do TIC Eixo Oeste.