Segundo o documento, a distribuidora deverá apresentar um plano detalhado de investimento à Agência Nacional de Energia Elétrica em até 30 dias. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Governo autoriza projetos de energia renovável em Noronha
Ministério de Minas e Energia autorizou a empresa Neoenergia a investir R$300 milhões em projetos
O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a empresa Neoenergia a investir R$300 milhões em projetos de geração de energia renovável em Fernando de Noronha, Pernambuco. A portaria foi assinada pelo ministro Alexandre Silveira e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (1º).
Segundo o documento, a distribuidora deverá apresentar um plano detalhado de investimento à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em até 30 dias. O objetivo é expandir a oferta de energia na ilha por meio de fontes renováveis, com ênfase na instalação de painéis fotovoltaicos associados a sistemas de baterias.
Além da elaboração do plano, a distribuidora precisará avançar no licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes, tanto em níveis federal quanto local. A proposta inclui medidas que visam reduzir em até 85% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ações voltadas para a eficiência energética.
A expectativa do Governo é que a iniciativa garanta maior segurança energética para a população local e os turistas, que somam aproximadamente 140 mil visitantes anualmente. A nova solução de energia deve entrar em operação até 2027, e a portaria estabelece que os investimentos não resultarão em custos adicionais para os consumidores da ilha.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o projeto faz parte das ações do governo que buscam o “fortalecimento das fontes renováveis no país”.