A tecnologia free flow está em fase de testes na Rio-Santos e na BR-101 e faz parte dos novos projetos de concessões rodoviárias desenvolvidos pelo Ministério dos TransportesCrédito: Divulgação/CCR
Nacional
Governo busca experiências sobre concessões de rodovias com free flow
Comitiva brasileira realizou visitas a rodovias e concessionárias na região metropolitana de Santiago
Uma delegação do Governo Federal realizou reuniões e visitas técnicas em Santiago, no Chile, na última semana, com o intuito de explorar a experiência em concessões rodoviárias e as tecnologias aplicadas nas estradas, com destaque para o sistema de pedágio automático conhecido como “free flow”. A representação brasileira contou com a presença da secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, ambos do Ministério dos Transportes.
Essa iniciativa teve origem em um convite feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visou promover a troca de conhecimentos e experiências entre o Brasil e o Chile. O Chile tem utilizado o sistema de pagamento eletrônico em suas rodovias por quase duas décadas.
“Nós estamos ouvindo e conversando com o governo chileno para entender um pouco mais sobre a modelagem de concessões, assim como para compreender as tecnologias utilizadas, o free flow, os equipamentos utilizados, os erros e acertos, para que possamos implantar com sucesso no Brasil”, afirmou a secretária nacional de Transporte Rodoviário.
Durante os dias 17 e 18, a comitiva brasileira realizou visitas às rodovias e concessionárias chilenas, incluindo a Autopista del Aconcagua, a Costanera Norte e a Ruta del Maipo, todas operando com sistemas de free flow na região metropolitana de Santiago.
“Estamos aqui para aprender com a experiência do Chile, que já está bem avançada, para levar novas ideias e desenvolver ainda mais o free flow no Brasil”, disse o secretário nacional de Trânsito.
Free flow
A tecnologia free flow, que faz parte dos novos projetos de concessões rodoviárias desenvolvidos pelo Ministério dos Transportes, está prevista para ser implantada nos primeiros cinco anos de administração pela empresa vencedora do leilão. Atualmente, essa tecnologia está em fase de testes na Rio-Santos e na BR-101, com a concessionária CCR.
Além dos representantes do Ministério dos Transportes, a comitiva também incluiu Cristiano Della Giustina, diretor de Planejamento da Infra SA, e Luciano Lourenço, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).