sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Na delegação brasileira, além de Alckmin, estarão Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio França (Empreendedorismo). Foto: Cadu Gomes/VPR

Comércio exterior

Governo busca novos acordos de exportação com Arábia Saudita e China

Atualizado em: 31 de maio de 2024 às 14:59
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, seguirá, neste sábado (1º), para uma missão oficial à Arábia Saudita e China. Ele vai liderar uma delegação composta por ministros e empresários brasileiros, com o objetivo de estabelecer novos acordos comerciais e de cooperação em áreas estratégicas, visando ampliar a presença de produtos do Brasil nos mercados internacionais.

A agenda na China inclui encontros, seminários e negociações em setores como indústria, infraestrutura, comércio e investimentos. Alckmin se reunirá com o vice-presidente do país asiático, Han Zheng, com quem compartilha a administração da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN).

Na quinta-feira (6), ocorrerá a sétima reunião da COSBAN, um encontro destinado a facilitar negociações de alto nível entre os dois países. Em Pequim, um fórum organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, ApexBrasil, Itamaraty, MOFCOM (Ministério do Comércio da China) e China Council for the International Investment Promotion (CCIIP) reunirá 400 empresários brasileiros e chineses para discutir parcerias.

O ano de 2024 marca ainda os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, que atualmente é o principal destino das exportações brasileiras.

Na Arábia Saudita, Alckmin terá reuniões bilaterais com o ministro de Investimentos, Khalid Al Falih, e com o ministro da Defesa, Khalid bin Salman. A programação no Oriente Médio inclui encontros com empresários e fundos de investimento de ambos os países, contando com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional da Indústria (CNI), ApexBrasil e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

“Teremos uma agenda intensa com autoridades, empresários e investidores, e esperamos voltar com bons acordos e perspectivas favoráveis para as empresas brasileiras”, declarou Alckmin.

Na delegação brasileira estarão Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio França (Empreendedorismo).

Compartilhe:
TAGS