sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Ministro convocou reunião na sede do Ministério, em Brasília, após cumprir agenda no Rio de Janeiro durante o dia (Foto: Divulgação/MPor)

Nacional

Governo cria grupo de trabalho para recuperar malha aérea do RS

7 de maio de 2024 às 7:00
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ministro Silvio Costa Filho se reuniu com representantes dos setores de portos e aeroportos em Brasília

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu na noite de segunda-feira, dia 6, com representantes dos setores portuário, aeroportuário e hidroviário para debater a logística e o enfrentamento da tragédia que ocorre no Rio Grande do Sul. Ao lado de instituições, foi definido a criação de um grupo de trabalho a fim de minimizar os impactos, principalmente na operação de voos e recuperar a aviação do estado.

A reunião, realizada em Brasília, reuniu representantes da concessionária Fraport, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Infraero, ABR Aeroportos do Brasil, além da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Portos RS.

No encontro, foram pontuados cinco ações de trabalho, visando acelerar o planejamento de minimizar os impactos aos moradores do Rio Grande do Sul. São eles: 

 

1 – Trabalhar para garantir a segurança do Aeroporto de Porto Alegre;

2 – Realizar diagnósticos dos danos causados à infraestrutura aeroportuária;

3 – Desenvolver uma estratégia logística para a cadeia de insumos, como combustível, água, medicamentos, alimentos, entre outros;

4 – Disponibilizar, por meio da Infraero, funcionários para auxiliar no aeroporto;

5 – Apresentar um plano de ampliação da malha aérea no Rio Grande do Sul em 24 horas.

 

“Estamos empenhados em realizar investimentos nos portos, em contribuir para a agenda aeroportuária, aumentar os investimentos em nossas rodovias e também nas estradas estaduais, além de manter um diálogo fundamental entre o Governo Federal, o Governo Estadual, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário. Este momento requer união. O Brasil precisa estar unido para ajudar o povo do Rio Grande do Sul”, disse o ministro.

O Governo Federal juntamente com as companhias aéreas e a Fraport trabalham para restabelecer as operações no aeroporto o quanto antes.

“Para minimizar os impactos na malha aérea do estado, a Anac e a Abear devem apresentar nos próximos dias um plano para que os voos que chegariam em Porto Alegre possa ser operado em aeroportos regionais do estado, de modo a restabelecer as operações logísticas fundamentais para a retomada da economia local”, segundo anunciou o MPor.

De acordo com o CEO da Fraport, Andrea Pal, a previsão de data de retomada das operações do aeroporto vai depender da estabilização de menor nível da água nas instalações.

Compartilhe:
TAGS Grupo de Trabalho malha aérea Rio Grande do Sul Silvio Costa Filho