O Porto de Salvador contará com 57 escalas de navios na temporada, enquanto Ilhéus terá 33 escalas, além de operações em Porto Seguro, que ainda estão sendo contabilizadas Crédito: Divulgação
Região Nordeste
Governo da Bahia discute ações conjuntas para próxima temporada
Principais medidas serão ações voltadas para a segurança e participação de servidores bilíngues
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) realizou recentemente uma reunião conjunta com entidades do setor público e privado para discutir ações de melhorias para a temporada de cruzeiros marítimos, que começa neste mês e segue até maio do ano que vem.
Entre as principais ações está a participação de servidores bilíngues, inclusive um poliglota, para melhorar o atendimento ao turista e ações voltadas à ampliação da segurança, com a participação da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
O encontro, em Salvador, reuniu representantes da Capitania dos Portos, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), do Terminal Marítimo de Salvador, da Companhia das Docas (Codeba), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de entidades do trade turístico.
“Teremos este ano a maior temporada de cruzeiros da história, não somente em número de navios, mas também em quantitativo de cruzeiristas. É extremamente relevante para a nossa economia, mas demanda um trabalho articulado, coordenado e que possa garantir aos nossos visitantes uma permanência proveitosa e segura”, explicou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.
De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), a Bahia receberá nesta temporada 130 operações de cruzeiros e mais de 440 mil turistas. Salvador contará com 57 escalas de navios, enquanto Ilhéus terá 33 escalas, além de operações em Porto Seguro, que ainda estão sendo contabilizadas. A capital baiana vem se consolidando também como porto de embarque, o que aumenta o tempo de permanência do cruzeirista na cidade.
“Dialogamos em conjunto para aprimorar as ações voltadas ao turismo, especialmente, na chegada de navios de cruzeiros. Vamos fazer uma temporada brilhante”, disse a presidente da Codeba, Gilmara Timóteo.
A titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Camila Albuquerque, destacou as ações para garantir a segurança dos cruzeiristas. “Vamos realizar uma operação especial, com a participação de servidores bilíngues, inclusive um poliglota, para melhor atender o turista estrangeiro. Teremos um papel de segurança pública, aliado a um trabalho social de acolhimento ao cruzeirista nacional e internacional”.
O comandante da Capitania, Wellington Gagno, parabenizou as medidas e garantiu que o órgão está pronto para “apoiar e cumprir sua missão, enquanto autoridade marítima”.
Economia
A Cruise Lines International Association Brasil (Clia Brasil), estima que cada viajante gaste cerca de R$ 816,56, gerando um aumento de R$ 265 milhões na economia regional.