Brasília (DF), 27/09/2023 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do lançamento das Seleções do Novo PAC, que abrange a abertura de editais para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios em diversas áreas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nacional
Governo dá prazo para estados e municípios indicarem obras em nova etapa do PAC
Segundo o edital que prevê R$ 65 bilhões em recursos, governadores e prefeitos poderão enviar sugestões entre outubro e novembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira, 27, em Brasília, um edital com R$ 65 bilhões em recursos voltados para atender os projetos prioritários apresentados por estados e municípios em áreas como infraestrutura e mobilidade, o “Novo PAC Seleções”.
No lançamento da nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) os prefeitos e governadores poderão enviar as suas propostas para o Governo Federal no período do dia 9 de outubro a 10 de novembro.
Alguns critérios foram definidos nesta nova etapa do PAC. Na área de infraestrutura urbana, por exemplo, projetos de urbanização de favelas, regularização fundiária, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais serão priorizados.
A previsão do início das obras é a partir de março do ano que vem, após os processos de escolha dos projetos e licitação. Entre as metas do Governo Federal está a contratação dos trabalhadores locais para as obras.