Guiot assume a cadeira de Francisco Martins, nomeado em novembro do ano passado após a saída de Roberto Gusmão (crédito: Divulgação/Porto Suape)
Região Nordeste
Governo de Pernambuco indica Marcio Guiot para a presidência do Porto de Suape
Previsão é de que ele assuma o cargo amanhã, após reunião com o Conselho de Administração
O Governo de Pernambuco indicou Marcio Guiot para assumir a presidência do Porto de Suape, nome que estaria em linha com o compromisso estadual de atrair perfis técnicos para funções estratégicas na gestão pública. A previsão é de que ele assuma o cargo amanhã (1), após reunião com o Conselho de Administração de Suape.
Guiot é formado em Ciências Náuticas pela Academia de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, tem sólida experiência no mercado de portos, passou por cargos de liderança em várias companhias do segmento e também atuou como consultor em diversos projetos no setor.
O executivo já foi diretor da Brasil Terminal Portuário (SP), do Porto de Itapoá (SC) e da Libra Terminais Santos (SP). Também ocupou a superintendência da Ceará Terminal Operator (CTO), no Complexo do Pecém (CE).
Marcio tem ainda MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização em ESG pela Fundação Instituto de Administração da USP, além de cursos de desenvolvimento executivo no Brasil e no exterior.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o nome reforça o compromisso com o perfil técnico da nova diretoria do complexo e com a dimensão estratégica para Suape no governo Raquel Lyra.
“O time que estamos montando tem como missão elevar Suape a um novo patamar de competitividade, sustentabilidade, efetividade e adequação a um modelo de governança orientado à atração de investimentos”, afirmou em nota.
Guilherme agradeceu também à equipe atual que, em sintonia com a sua gestão, conduziu os trabalhos nos últimos 30 dias e acompanhou todo o processo de transição.
Novo presidente
Marcio Guiot nasceu no Rio de Janeiro e tem 47 anos. Ele afirmou que irá trabalhar em sintonia com todas as partes envolvidas para que o complexo gere cada vez mais valor para o povo pernambucano. “Isso se dará por meio da valorização das pessoas e respeito ao meio ambiente, segurança jurídica e transparência para atrairmos mais negócios, melhoria contínua dos nossos processos e emprego de tecnologia para nos tornarmos ainda mais eficientes”.
Guiot assume a cadeira de Francisco Martins, nomeado em novembro do ano passado após a saída de Roberto Gusmão.
O Porto de Suape tem, atualmente, 224 empresas instaladas no complexo e áreas adjacentes, o que garante mais de 40 mil postos de trabalho na região.
Nos últimos dois anos, também conseguiu consolidar negociações que vão resultar em um aporte que ultrapassará R$ 38,6 bilhões até 2027.